top of page

5 situações que podem acabar em reprovação escolar

Férias se aproximando e os estudantes loucos para curtir o momento de descanso e comemoração por mais um ano de sucesso escolar… ops! Mas e se o final não for como o esperado e chegar a notícia da reprovação? Frustração, desapontamento e algumas vezes vergonha são alguns dos sentimentos que podem fazer parte da notícia de um aluno reprovado na escola.

Claro que a reprovação escolar não é consequência de um ato único ou pontual, mas sim o resultado de um ano inteiro em que a criança teve dificuldade de aprendizado, por algum motivo, como desinteresse, falta de concentração, problemas emocionais, dificuldade de aprendizagem, entre outros. Sendo assim, é muito importante que as famílias façam um acompanhamento mais próximo ao longo de todo ano

Listamos aqui 5 situações mais comuns que podem acabar em reprovação escolar.

1- Questões Familiares

Situações familiares estão entre as principais causas do mau desempenho dos alunos. Isso porque o processo de aprendizagem não está restrito ao ambiente escolar. As crianças e os adolescentes precisam estar seguros e com apoio familiar para se sentirem motivados.

Filhos que presenciam discussões frequentes, por exemplo, podem apresentar irritabilidade, instabilidade emocional, medos, que acabam prejudicando seu desempenho. Além disso, pais ou responsáveis que não conseguem dedicar a atenção necessária para a vida escolar do aluno, também pode ser uma questão a ser olhada com cuidado

2- Participação em sala de aula

A participação em sala de aula é um dos métodos considerados por muitos professores na hora da avaliação escolar. A falta de participação pode prejudicar as notas e, principalmente, o aprendizado. Para alguns alunos, mais tímidos, a participação pode ser uma barreira. É papel da escola identificar dificuldades para orientar a família e também oferecer ferramentas para que todos os alunos, de algum modo, saibam se expressar. E é papel da família estar atenta aos comportamentos das crianças e adolescentes, para manter um canal aberto de diálogo.

3- Dificuldades ou distúrbios aprendizagem

É comum que os alunos apresentem dificuldades de aprender assuntos de determinadas áreas. E, nesses casos, a solução pode vir com aulas de reforço, por exemplo. No entanto, se a dificuldade persistir, é preciso investigar para saber se o estudante não passa por transtornos, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (DDA). Acompanhe aqui os artigos que tratamos desse tema para se aprofundar sobre alguns tipos de distúrbios.

4- Métodos de avaliação

Você sabia que existem diferentes métodos de avaliação escolar? Você sabe como a escola do seu filho o avalia? Essa é uma importante reflexão para entender o que o levou à reprovação escolar. Um bom conjunto de métodos de avaliação vai muito além de provas tradicionais e inclui, por exemplo, a consideração sobre a produtividade, a frequência e a participação do aluno.

Avaliação contínua e humanizada, na qual os estudantes são acompanhados de perto, os resultados tendem a ser melhores. Até porque é possível identificar possibilidades de melhoria ao longo do processo e não apenas no final. Entender as habilidades de cada criança e se o método avaliativo é confortável com seu perfil e com o perfil da família pode ser importante para se evitar uma reprovação.

5- Situações de Bullying

Violências físicas ou psicológicas em ambiente escolar interferem, e muito, nos resultados acadêmicos. Situações de desconforto e medo podem impedir que eles se concentrem na sala de aula e consigam estudar. É preciso estar atento a todos os sinais, já que nem sempre o aluno tem facilidade em reportar situações de bullying.


Imagem: freepik


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page