top of page

A criança, a natureza e a ética do cuidado

Atualizado: 16 de out. de 2021

Por Escola Tarsila


O que aconteceu para que hoje se busque tanto a conscientização da necessidade de cuidar e de preservar a natureza? Grande parte da atual realidade em que vivemos se deve ao mito de que a natureza é infinita e que ela foi criada para nos servir sempre. Além dessa crença, ainda forte em diferentes culturas, também há a submissão aos interesses do mercado, o que acaba por valorizar a produtividade em detrimento da ação da preservação.


Como se trata de crenças e valores é necessário criar uma nova cultura nas próximas gerações. Essa nova maneira de conviver com a natureza acontecerá mediante o conhecimento, o saber sobre a vida natural, trazendo o desejo e o senso de prioridade em zelar o que é essencial para nossa sobrevivência. Exaltar a vida, os seres vivos, o seres humanos e não o ter, o possuir, o consumir sem necessidade.


O melhor momento para semear uma ética do cuidado e um pensamento respeitoso pela diversidade de culturas e de biodiversidades é na infância. As crianças colhem as primeiras impressões e sensações sobre a vida na infância. Tudo que proporcionamos nessa fase da vida do ser humano terá profundo significado e constituirá suas concepções de vida, de mundo, de pessoa e de natureza.


A percepção que o mundo é um organismo vivo nasce de experiências com o belo e com o bom. E a natureza constitui um vasto repertório do que é belo. A educação ambiental possibilita a conexão da criança com a natureza. Aqui na Escola Tarsila do Amaral as crianças estão constantemente em contato com o meio ambiente natural. Descobrem como a lagarta vira borboleta, que a joaninha passa por quatro fases de evolução, que as abelhas Jataí não têm ferrão e que produzem um mel importante para fins medicinais, que a jabuticabeira passa por fases e que precisa de boa irrigação para dar frutos, que a beterraba é uma raiz e que além de alimentar produz bela tinta natural. Além, é claro, de sentir o cheiro da terra e do verde depois de uma chuva; de perceber a textura das flores, folhas e terra nas brincadeiras, de ouvir os pássaros e vê-los construindo ninhos e cuidando de seus filhotes até que estejam prontos para voar.


Nossa proposta pedagógica tem grande crença que essas vivências ajudarão a construir barreiras no processo de destruição, transformando a maneira de pensar e agir das gerações futuras.


Artigo e imagens: Escola Tarsila do Amaral


Sobre a Escola Tarsila do Amaral

A Escola Tarsila do Amaral é um grande sítio com 11 jabuticabeiras no meio da metrópole paulistana. A escola vive num espaço com mais de 2000 m², sendo 60m² de horta. Fornece alimentação saudável e atende dietas especiais, onde elaboram até 4 refeições por dia. Equipe multidisciplinar especializada com colaboradores em formação constante. Escola sócio-construtivista e humanista, com olhar atento às melhores práticas nacionais e internacionais.


Quer saber mais? Visita a página da escola: https://schooladvisor.com.br/escolas/35335782/Escola-Tarsila-do-Amaral




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page