top of page

A importância da escola no suporte emocional dos vestibulandos

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Por Colégio CPV


Assim que o aluno coloca os pés na 3ª Série do Ensino Médio a pressão começa: e o Vestibular? Vai prestar para quê? Para onde? E se mesmo quem tem as respostas na ponta da língua sente a pressão, imagina os adolescentes que ainda estão indecisos. Nesse momento, uma boa estrutura escolar é fundamental para dar o suporte emocional necessário.


De acordo com Dionei Andreatta, diretor pedagógico do Colégio CPV, o principal ponto é ter professores muito bem preparados, que conheçam e compreendam o momento pelo qual o adolescente está passando. Para ele, a importância da equipe pedagógica bem estruturada se dá em dois momentos. O primeiro, é no próprio andamento das aulas. "Eles precisam saber alternar os momentos de passar o conteúdo e cobrar o aluno com aqueles em que a turma precisa de descontração", diz.


O segundo momento, que até pela delicadeza da situação exige também muita sensibilidade dos docentes, é na observação dos sinais de cansaço, estresse e mesmo depressão. "Quando esses sintomas são identificados logo no início, a escola consegue acionar os profissionais adequados e reagir junto com a família antes que o caso evolua para um problema", explica Andreatta.


Além da equipe bem preparada, o próprio ambiente escolar tem seu papel de destaque no bem-estar emocional dos estudantes. É o espaço que vai proporcionar uma vida social saudável, através dos amigos e das atividades. "Aqui no CPV nós criamos um círculo muito próximo, como uma verdadeira família, onde todos se apoiam. Nessa fase, é fundamental que o adolescente se sinta amado, querido e que tenha todos os benefícios que a amizade pode trazer", completa.


Por fim, é a escola que vai auxiliar no estabelecimento de uma rotina de estudos, incentivar a prática esportiva e até lembrar os vestibulandos dos erros que eles não devem cometer jamais nesse processo. E isso vale, também, para os indecisos. Afinal, no momento em que a convicção aparecer, ele vai estar o mais bem preparado possível.


Artigo escrito por Colégio CPV



Sobre o Colégio CPV

Localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, o Colégio CPV atende alunos do ensino fundamental 2 ao Ensino Médio.


A proposta pedagógica do Colégio CPV tem o compromisso de promover, desde os primeiros dias, uma educação integral e personalizada, capaz de formar pessoas aptas a empreenderem os seus talentos na construção de uma vida humana digna, plena e sustentável num mundo cada vez mais globalizado e digital.


Veja informações completas sobre a escola no buscador de escolas da SchoolAdvisor: https://schooladvisor.com.br/escolas/35119374/Colegio-CPV


Imagem: Wix

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page