Lá se foi o tempo em que falávamos em uma entrevista que nosso inglês era nível intermediário e o entrevistador acreditava pois, na verdade, ele também não falava Inglês, mas precisava de alguém que fosse fluente para desenvolver uma tarefa e contratava alguém com fluência inferior porque em terra de cego quem tem um olho é rei. Pessoas que estudam a língua inglesa atualmente, já devem ter ouvido falar de Common European Framework of Reference (CEFR). Hoje, vamos entender melhor o que significa isso e a partir daí poderemos entender o nível de Inglês que temos e também os exames de proficiência e como os profissionais atualmente conseguem detectar a proficiência de outras pessoas de forma acurada. CEFR é o resultado de um trabalho desenvolvido por iniciativa do Governo Suíço inspirado em estudos prévios realizados por linguistas independentes e instituições desde 1971. O documento final foi elaborado em 2001 pelo Conselho da Europa durante a celebração do Ano Europeu da Línguas. Hoje em dia os profissionais que trabalham com o ensino da língua Inglesa: linguistas, redatores, autores de livros didáticos e professores de inglês como língua estrangeira utilizam-se do CEFR para determinar o progresso e desenvolvimento de seus cursos e projetos além de utilizarem exames de proficiências tais como: KET(A2) PET(B1) FCE (B2) CAE(C1) CPE (C2) para determinar o final de um ciclo de aprendizagem e o início de outro, comprovando a proficiência do aluno nas 4 habilidades necessárias de inglês como língua estrangeira.
Qual a melhor época para uma criança começar a aprender Inglês para se tornar um adulto fluente e auto suficiente no futuro?
O aprendizado de uma segunda língua e a descoberta do mundo são processos paralelos para a criança. A língua estrangeira praticada na infância e na adolescência, durante o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, tende a ficar enraizada de forma semelhante à língua materna. Portanto, sabia que o período ideal para tornar-se uma pessoa bilíngue é entre infância e adolescência?
Estudos no campo da neurolinguística, da linguística e da psicologia já demonstram que, por fatores de ordem biológica e psicológica, quanto mais cedo a criança inicia o aprendizado de uma segunda língua, melhor Harpaz, Yehouda. http://human-brain.org/myths.html. Online. Dec 1, 2007
Outros estudos mostram que crianças na faixa etária entre 7 e 12 anos têm maior facilidade em aprender uma segunda língua. Lennenberg estudou que a partir dos 12, 13 anos existe um declínio gradual de capacidade de absorção de informação relacionada a neurolinguística do cérebro. Por que isso ocorre? Segundo Piaget, inicia-se o último estágio do desenvolvimento cognitivo infantil, período em que se desenvolvem as capacidades mais complexas, como o pensamento lógico-dedutivo e a capacidade de abstração.
Concluindo, você pai, gostaria que seu filho tivesse um inglês fluente para expandir suas oportunidades já que a globalização é um fato e a habilidade de se expressar em uma segunda língua o incluirá no mercado de trabalho no futuro?
Se você é um desses pais, saiba que o período da infância e adolescência para o aprendizado de inglês, é uma janela de oportunidade que não pode ser desperdiçada!
Artigo e imagem: Colégio João Paulo I - JOPA
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Para o Colégio João Paulo I – JOPA, a educação não é fruto apenas de maturação espontânea. Precisa haver intervenções diretas e indiretas para conquistas intelectuais, sociais e éticas. Nossa missão, enquanto escola, é mediar a aprendizagem e organizar as relações por meio de ações e abordagens fortemente alicerçadas em valores éticos e morais. Como solução pedagógica, acreditamos que a educação se constitui na prática social, logo as relações entre escola e família devem estar em constante interação, tendo como responsabilidade a construção da pessoa humana nos aspectos individuais, pessoais e culturais.
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