O termo te assustou? Calma, a gente explica!
A biofilia é um termo que vem sendo utilizado na arquitetura e design de interiores, que quer dizer "amor às coisas vivas". A proposta é explorar a utilização de recursos naturais na arquitetura, com o objetivo de promover maior conexão entre as pessoas e a natureza.
A tendência na arquitetura veio a partir do estudo de Richard Louv, pesquisador que vem estudando o Transtorno de Déficit de Natureza desde a década de 90. Segundo ele, precisamos ter contato com o meio ambiente para nos mantermos saudáveis. a falta de natureza pode provocar problemas como obesidade, hipertensão, depressão, transtornos de atenção e até problemas cognitivos.
E o que isso tem a ver com a escola? Tudo, afinal, é na escola que seu filho passa grande parte do dia. Além disso, a aproximação com elementos naturais aumenta a concentração, a criatividade e a sensação de bem estar.
É claro que nem sempre é possível que as escolas tenham amplos espaços, repletos de árvores e iluminação natural. Mas você sabia que a arquitetura escolar pode dar uma mãozinha e promover a sensação de maior contato com o meio ambiente? Então vem ver 3 dicas do Ateliê Urbano!
1. Aplicação de materiais naturais
Ao utilizar materiais que remetem à natureza em ambientes fechados, promovemos a sensação de acolhimento e de pertencimento ao espaço. Por isso, caso a escola não tenha um espaço ao ar livre, é interessante que utilize recursos como a madeira, as pedras e até mesmo o bambu no revestimento de pisos, paredes, forros ou móveis.
2. Ventilação e iluminação naturais
Nas grandes cidades, aos poucos nos acostumamos com espaços climatizados pelo uso do ar-condicionado, e nem percebemos mais se os lugares que frequentamos têm janelas. No entanto, com a pandemia do coronavírus, as janelas voltaram a fazer sucesso! Isso porque a ventilação é fundamental para evitar a transmissão de vírus e bactérias entre os estudantes. Mas você sabia que as janelas têm outra função importantíssima? É ela quem conecta os alunos com o mundo exterior, permitindo que observem a passagem do tempo, a mudança de horário ao longo do dia, o clima (chuvoso, nublado, ensolarado, etc). E essa também é uma forma de manter os alunos conectados à natureza!
3. Plantas, plantas e mais plantas!
Outra solução - e talvez a mais óbvia – é utilizar plantas no espaço da escola. Além de aumentar a presença da natureza, elas podem atrair pequenos insetos e criar um valioso ecossistema com joaninhas e borboletas, por exemplo. Vale lembrar que uma pequena horta também contribui para a conexão dos alunos com o meio ambiente.
Artigo: SchoolAdvisor e Ateliê Urbano
Imagem: freepik
Sobre o Ateliê Urbano
Um time de profissionais inspirados pelo aprendizado e dedicados inteiramente à transformação de ambientes de ensino. O foco é em escutar e compreender com profundidade os objetivos de cada proposta pedagógica, para potencializar o poder da educação através da arquitetura.
https://www.atelieurbano.com.br
Comments