Quando nossos filhos chegam à idade escolar nós percebemos há quanto tempo saímos da escola e o quanto ela mudou! Encontramos novos ambientes, brinquedos lindos, a tecnologia...e os laboratórios fazem parte da turma dos ambientes que se transformaram totalmente.
Se antes as bancadas de granito e as paredes brancas azulejadas dominavam o visual destas salas sem muita identidade, hoje as cores, o mobiliário mais confortável e materiais de acabamento mais modernos marcam presença nestes espaços.
E se demos este salto no tempo e espaço tanta coisa mudou fica a pergunta: como avaliar o laboratório da escola? Elaboramos uma listinha bem prática para ajudar os pais nesta tarefa:
1. Segurança – nestes espaços são desenvolvidas atividades podem gerar pequeno acidentes (nada grave!), assim é importante atentar para detalhes ligados à segurança. Em laboratórios de química o chuveiro de lavagem é imprescindível. Em salas maker os instrumentos de trabalho devem ter um local adequado de armazenamento, objetos cortantes ou que possam ser engolidos por crianças menores devem ser guardados em armários com travas ou numa altura em que nem todos os alunos alcancem. Finalmente, uma boa iluminação sempre garante mais segurança ao espaço, este é um item que muitas vezes parece sem importância e não chama atenção dos pais.
2. Mobiliário adequado – muitos laboratórios são utilizados por diferentes faixas etárias e cada uma delas precisa de móveis que garantam conforto e uma postura que se adapte às atividades ali desenvolvidas. Cadeiras muito altas ou mesas muito baixas, por exemplo, podem atrapalhar o desempenho dos alunos e tirar o interesse pelos trabalhos ali desenvolvidos.
3. Equipamentos – entenda quais são as atividades desenvolvidas no espaço e se os equipamentos oferecidos conversam com a proposta apresentada e se estão em bom estado. Traduzindo, a sala tem projetor, como ele é utilizado na aula? As ferramentas utilizadas estão em bom estado? Os equipamentos de estudo também? O número de equipamentos oferecidos (microscópio, máquinas de corte, impressoras 3d, etc.) é compatível com o número de alunos da turma? Entender tudo isso ajuda a compreender se o laboratório é realmente utilizado como divulgado pela escola.
Na busca pelo “laboratório perfeito” o mais importante é entender como este espaço conversa com a proposta pedagógica oferecida pela instituição. Um espaço bonito e bem cuidado, é claro, enche os olhos. Entretanto saber como o seu filho vai usufruir daquele espaço é fundamental!
Artigo: Ateliê Urbano
Imagem: freepik
Sobre o Ateliê Urbano
Um time de profissionais inspirados pelo aprendizado e dedicados inteiramente à transformação de ambientes de ensino. O foco é em escutar e compreender com profundidade os objetivos de cada proposta pedagógica, para potencializar o poder da educação através da arquitetura.
https://www.atelieurbano.com.br
Comments