Por Movimento Escolas pelo Clima
É um desafio definirmos em poucos parágrafos como avaliar se uma escola tem a sustentabilidade como um de seus valores e se está realmente comprometida com evoluir na prática nesse sentido, visto que é um assunto complexo e muitas vezes intangível. Porém, iremos destacar aqui alguns indicadores e percepções que fogem do clichê que normalmente ganham destaque nas escolas que se dizem sustentáveis.
A primeira coisa que a maioria das pessoas costuma observar são as tecnologias e práticas relacionadas ao espaço físico da escola. É muito importante que infraestrutura da instituição reflita tudo aquilo que é ensinado, que estejam coerentes com seus valores e busquem mitigar e minimizar o máximo possível seus impactos ambientais negativos. Nesse aspecto, observamos se a escola faz o correto gerenciamento de seus resíduos, se produz seus próprios alimentos, se composta seus resíduos orgânicos, ou se tem tecnologias para reduzir o consumo de água e energia, por exemplo.
Mas para além do espaço físico, a sustentabilidade também precisa estar inserida no projeto pedagógico e currículo de todas as faixas etárias. As experiências vividas pelas(os) estudantes e comunidade precisam dialogar com os valores da sustentabilidade. O currículo precisa ser contextualizado com os desafios atuais e buscar suas soluções, assim como desenvolver competências e valores da sustentabilidade como pensamento crítico, respeito a todas as formas de vida, empatia, solidariedade e altruísmo.
Imagem: Wix
Não existe sustentabilidade sem o bem-estar individual e das relações entre as pessoas e, portanto, é importante avaliar se a escola tem iniciativas que olhem para essas dimensões. São exemplos disso programas de alimentação saudável e cuidado com o corpo, espaços formais e informais de diálogo e acolhimento e respeito à diversidade.
Além disso, as ações, atividades e experiências vividas na escola precisam dialogar com o mundo externo e extrapolar seus muros. A escola comprometida com sustentabilidade entende o papel agregador e sua potência de impactar positivamente no mundo, assim como está conectada e traz para dentro da escola o que está acontecendo no cenário global.
Uma escola comprometida com sustentabilidade está sempre disposta a olhar para si, abraçar as mudanças necessárias e, dialogando com todas as pessoas de sua comunidade, seguir construindo transformações necessárias para um mundo melhor.
Artigo: Movimento Escolas pelo Clima
Imagem: Wix
Você sabia que no Buscador de Escolas Particulares SchoolAdvisor você pode identificar quais são as escolas que estão realmente engajadas com a educação ambiental e que adotam práticas sustentáveis no seu dia a dia?
Sempre que você encontrar esse selo no buscador de escolas SchoolAdvisor, você já sabe que é uma escola signatária do Movimento Escolas pelo Clima que está comprometida com a educação climática e com a formação dos seus alunos através das suas práticas pedagógicas.
Para encontrar no buscador de escolas particulares SchoolAdvisor as escolas que atendam aos seus critérios de escolha, utilize o filtro "Escolas pelo Clima" ao refinar sua busca. Ou clique aqui para conhecer todas as escolas signatárias do Movimento Escola pelo Clima.
Quer saber mais sobre o Movimento Escolas pelo Clima? Clique aqui.
Comments