top of page

Como ensinar a criança a estudar sozinha

Muitas crianças estão apresentando dificuldades com o ensino remoto pois não aprenderam a estudar sozinhas. Ao ensinar uma criança a estudar sozinha, estamos ajudando-a também a desenvolver capacidades que serão levadas para a vida toda – no trabalho, nas relações, esportes etc. Isso porque, permite que a criança adquira senso de responsabilidade, organização, resiliência e autonomia.


Esse processo pode ser mais fácil e rápido para alguns e mais difícil e demorado para outros, portanto, é preciso ter muita paciência e respeitar o tempo da criança.


Aqui vão algumas dicas:


📍Organize a mesa, retire os objetos que possam servir de distração, garanta uma boa iluminação e separe os livros, cadernos, estojo e todos os outros materiais necessários.


📍Mantenha desligada a televisão e demais aparelhos eletrônicos ao seu redor – que não serão utilizados como ferramenta de estudo.


📍Estude junto no início, deixando que a criança faça todas as perguntas que quiser para entender a linha de raciocínio dela e o modo mais fácil dela absorver as informações e de se organizar.


📍Divida o assunto por temas – se possível faça um infográfico a mão mesmo no caderno. Assim a criança terá uma visão clara e bem visual do que vai estudar e será mais fácil lidar com o volume de informação.


📍Estimule o hábito de escrever, pois ajuda na memorização. Separar um caderno de rascunhos é uma ótima opção. Procure entender se o perfil da criança favorece que essa escrita seja feita por meio de listas, perguntas e respostas ou infográficos. Deixe que ela experimente esses diferentes tipos de resumos para que ela mesma entende o que a deixa mais confortável.


📍Fique atento ao limite de tempo, para que haja intervalos e o processo não se torne desgastante. Organizar o tempo de foco e o tempo de pausa é uma ótima maneira de segurar a ansiedade em relação ao próximo intervalo. Por exemplo, estabeleça de 20 a 30 minutos de concentração para cada pausa de 5 a 10 minutos.


📍Não pressione a criança e explique a importância de estudar para adquirir conhecimento e não para “se livrar logo” ou para tirar nota boa apenas. A nota é o fim, mas o mais importante é o que ela vai absorver e aprender com aquilo para o cotidiano das pessoas e dela.


Imagem: freepik

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page