top of page

Como saber se o fornecedor escolar oferece um custo-benefício competitivo em relação ao mercado?


Fornecedor escolar fechando acordo

Escolher os melhores fornecedores para colégios não é uma tarefa simples, pois demanda atenção, tempo e muita pesquisa. Apesar de ser complexa, essa é uma etapa extremamente importante para adquirir produtos e serviços de qualidade, que tenham um custo competitivo e contribuam para a sustentabilidade financeira da sua instituição, bem como promovam conforto e bem-estar para os estudantes e toda a comunidade escolar.


Pensando em ajudar você com essa tarefa, apresentamos algumas dicas e exemplos práticos acerca de como avaliar o custo-benefício antes de fechar um contrato ou adquirir um produto ou serviço para a sua escola.


Avaliação de preço e qualidade do fornecedor escolar


Um dos primeiros passos para determinar se um fornecedor oferece um bom custo-benefício é avaliar a relação entre preço e qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. Ao fazer uma cotação de fornecedores para colégios, é interessante usar estratégias como pesquisas de mercado e testes de qualidade.


Antes de firmar contratos, é recomendável comparar os preços oferecidos pelo fornecedor com os preços de outros no mercado. Para isso, você pode utilizar plataformas on-line, plataformas de fornecedores para escolas, bem como consultas outras escolas. Também é válido pedir cotações de diferentes fornecedores para fazer uma comparação.


Com relação à qualidade, é interessante solicitar amostras dos produtos ou definir um período de teste dos serviços a serem contratados. Por exemplo, ao escolher um fornecedor de materiais escolares, sugere-se pedir amostras dos produtos mais utilizados, como cadernos e canetas, para verificar a durabilidade e a qualidade do material.


Análise de reputação e referências dos serviços educacionais


A reputação de um fornecedor pode dizer muito sobre a qualidade de seus produtos e serviços. Para analisar esse aspecto, é recomendável realizar pesquisas de reputação on-line e solicitar referências junto a outros clientes, buscando por possíveis provedores problemáticos e com baixa reputação.


Uma estratégia importante é analisar as avaliações de fornecedores para escolas em sites especializados, como o Reclame Aqui, e nas redes sociais e no Google Empresas. Os fornecedores com muitas avaliações negativas devem ser considerados com cautela, pois podem trazer problemas no futuro, sobretudo se os comentários forem referentes a atrasos na entrega, falta de resposta ao buscar suporte ou problemas de inadimplência e não cumprimento de contratos. Outra sugestão interessante é solicitar ao fornecedor referências de outras escolas que utilizam seus serviços, para que possam ser consultadas. Você pode entrar em contato com essas instituições para saber como foi a experiência delas com o fornecedor que está prospectando, ouvir sua opinião e tomar decisões mais bem informadas.


Avaliação de serviços adicionais


Um bom custo-benefício também está relacionado aos serviços adicionais que o fornecedor pode oferecer, como assistência pós-venda, garantia e pontualidade na entrega. Para avaliar esses serviços, é recomendável verificar se o fornecedor oferece suporte técnico eficiente e garantia para seus produtos após a venda, bem como se possui um atendimento ao cliente bem avaliado e estruturado. Por exemplo, ao contratar um fornecedor de equipamentos de informática, é importante verificar se ele oferece suporte técnico ágil e acessível, se possui profissionais que podem atender a sua escola fazendo visitas no local, bem como se a empresa oferece garantia de troca ou reposição de peças em caso de defeitos.


Com relação à entrega e à logística, sugere-se avaliar a capacidade do fornecedor de cumprir prazos de entrega, bem como sua eficiência logística, evitando problemas de entrega que podem causar transtornos e incorrer em custos elevados para a escola.


Parcerias com a sua escola e condições de pagamento


Além de analisar o preço, a qualidade, a reputação e os serviços que os fornecedores oferecem no pós-venda, é importante avaliar quais são as condições de pagamento disponibilizadas pela empresa em questão. Condições de pagamento favoráveis e parcerias de longo prazo podem trazer muitos benefícios para a sua escola, principalmente em termos financeiros. O planejamento de longo prazo também permite evitar falta de materiais e interrupção nos serviços essenciais do seu colégio.

 

Recomenda-se negociar prazos de pagamento e possíveis descontos para compras em volume que, embora exijam um planejamento mais robusto, costumam ser mais vantajosas. Por exemplo, pode ser melhor firmar um contrato com um fornecedor que oferece um desconto elevado para compras semestrais do que fechar negócio com aquele cujos preços são aparentemente mais baixos, mas que não oferece flexibilidade de pagamento.

 


Conclusão


Para ilustrar a aplicação das estratégias mencionadas ao longo deste artigo, confira alguns exemplos práticos de como fazer essa análise:


  • Material Escolar: Ao escolher um fornecedor de material escolar, compare os preços de cadernos, lápis e canetas entre três fornecedores diferentes. Solicite amostras para testar a qualidade dos produtos e verifique a durabilidade e dos materiais, observando se atendem corretamente às especificações. Além disso, negocie condições de pagamento e descontos para compras em grande quantidade.

 

  • Serviços de Limpeza: Para serviços de limpeza, solicite cotações de diferentes empresas, analise as avaliações de outras instituições e peça referências. Verifique se o serviço inclui a reposição de materiais de limpeza e qual é a frequência de inspeção e supervisão. Analise também a flexibilidade de contrato e condições de pagamento.


Esperamos que essas ferramentas ajudem você a escolher os melhores fornecedores para o seu colégio.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page