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Conheça o Método Montessori

Atualizado: 14 de jun. de 2022

Por SchoolAdvisor e Senses Montessori School



Visão Geral


O Método Montessori foi elaborado através da observação do desenvolvimento infantil. A médica Maria Montessori identificou que as crianças passavam por Períodos Sensíveis e atuavam guiadas por motivação intrínseca e iniciativa própria. Estes recursos, que hoje a Neurociência estuda e descreve detalhadamente, mostram a intenção do cérebro em desenvolver as funções cognitivas, motoras e executivas em momentos e processos determinados. Preparada com todo o seu repertório observacional, ela formulou um método que atendesse a todas essas necessidades de desenvolvimento respeitando o perfil e individualidade de cada criança.


No Método Montessori o educador tem um importante papel de facilitador e a criança é a protagonista. Cabe ao adulto entender a criança, seu tempo, seus processos, suas necessidades físicas e intelectuais para intervir de forma assertiva e disponibilizar os recursos pertinentes a cada aluno.


Principais Vantagens:


● Educação centrada na criança: a criança é a protagonista da sua construção. Ao colocar a criança no centro do processo, sua individualidade é respeitada. Inclinações e interesses individuais são acolhidos e o perfil de cada aluno é reconhecido e valorizado. Os materiais ficam à disposição e podem ser explorados de acordo com a necessidade de cada criança, no seu tempo, permitindo variações e extensões. O ambiente acolhe necessidades naturais do aluno, como movimento (pilar comportamental fundamental para formação de sinapses e para o desenvolvimento da auto-regulação), trabalho com as mãos (um dos principais canais cerebrais de acesso ao meio), repetição e aprendizado por experiência e erro.


● Preparo para o mundo real: É durante os primeiros seis anos de vida que as funções executivas do córtex pré frontal se consolidam, estabelecendo, portanto, nossas habilidades para solução de problemas e repertório para lidar com desafios para o restante da vida: resiliência, apropriação de responsabilidade, autoconhecimento, senso de capacidade, autonomia, senso de comunidade, e autoconfiança. A maneira com que o ambiente acolhe e reage à ação da criança é uma vertente central na abordagem montessoriana e determinante no processo de desenvolvimento das funções executivas.


● O processo de aprendizado é facilitado. Além de avançarem em seus próprios ritmos de aprendizagem, os estudantes constroem mentalmente conceitos abstratos a partir de materiais concretos.


● Amor ao aprendizado: respeitando-se o tempo e os processos de aprendizado, permite-se que a criança seja ativa e central no seu desenvolvimento. Com essa liberdade, ela sente-se realizada e feliz. Explorar o mundo e entender a natureza são momentos de prazer e oportunidades de descoberta valiosas para a curiosidade infantil. Cabe ao adulto cultivar este sentimento sendo exemplo, demonstrando o mesmo amor pelas descobertas, e não controlando o seu aprendizado. Quando a criança pode buscar e explorar aquilo que a fascina e percebe que encontrou seu caminho para experimentar o mundo de forma produtiva e valiosa, ela desenvolve um vínculo sadio com o conhecimento. Estudar e pesquisar são momentos de prazer e de descoberta, não de obrigação.


Principais pontos de atenção:


● Disponibilidade de recursos humanos e estruturais: No Brasil existe apenas um centro de formação internacional que certifica profissionais para atuar como guias montessorianos. Como o curso é bastante criterioso e completo, exige tempo e investimento, o que faz com que haja poucos profissionais certificados no mercado.

● O enxoval montessoriano também é bastante específico. Os materiais são caros e muitos devem ser importados, o que diminui sua disponibilidade para escolas.


● Ainda há pouco conhecimento sobre o método no Brasil: criou-se uma ideia de que para praticar o Método Montessori basta ter objetos acessíveis à criança, sem levar em consideração e aprofundar sua importância e impacto na educação infantil. Muitos estabelecimentos usam o nome Montessori sem de fato seguir os protocolos mínimos para aplicação do método.


Surgimento da Abordagem Montessoriana


Com o uso da eletricidade e o surgimento das linhas de montagem, os avanços em diversas áreas do conhecimento e a mudança na esfera de convívio social promovida pela urbanização propiciam o surgimento de disputas entre as grandes nações, que culminam com a 1a e 2o Guerras Mundiais. Ao vivenciar o poder do combate industrializado em escala mundial, as nações perdem o interesse em outra guerra de tamanha magnitude e uma onda pacifista toma as nações.


Contexto histórico no surgimento da Abordagem Montessoriana


A precursora da linha pedagógica montessoriana foi Maria Montessori (1870-1952), filha de uma família abastada e de uma mãe apoiadora dos pensamentos feministas da época. Montessori formou-se em medicina como única mulher da turma e focou sua atenção à Psiquiatria com o intuito de compreender a psique humana. Foi a partir da interação com crianças que iniciou sua transição profissional para a área da educação. Começou a desenvolver seu método de ensino-aprendizagem construindo oportunidades de aprendizado para crianças órfãs, com necessidades especiais ou que simplesmente foram abandonadas por seus pais.


Maria Montessori notou quando crianças famintas “brincavam” com o alimento antes de comer. Enquanto muitos sentiam-se ofendidos, Montessori olhou como uma cientista, percebendo que aquela atitude não era delinquência, e sim uma extrema necessidade de uso das mãos e experimentação sensorial natural e necessária. Ela escreve, a partir dessas observações, conceitos fundamentais de desenvolvimento humano pacificados pela ciência moderna, como períodos sensíveis, planos de desenvolvimento, trabalho com as mãos, senso de ordem e demais fundamentos do método.


Em 1907 foi convidada a criar uma escola para um conjunto habitacional popular, e lá continuou a desenvolver seu método com todos os tipos de estudantes. Associada ao governo de Roma, construiu a “Casa dei Bambini” (Lar das Crianças), que se tornaria o palco da maior revolução educacional daquele tempo. A investigação sobre os processos de aprendizagem das crianças ganha força a partir das ideias e método Montessori e é nesse contexto que o movimento chamado “Escola Nova” se configura.


Concepção de sociedade


A humanidade evolui com o avanço da ciência e os meios de produção, contudo não a qualquer custo: o desenvolvimento econômico e tecnológico precisa ocorrer propiciando uma vida digna e pacífica. A ampliação dos valores democráticos e de direitos sociais são condições que podem nivelar a qualidade de vida para todos. Intensificam-se também as conquistas realizadas pelas mulheres e a instituição de direitos fundamentais para as crianças.


Concepção do indivíduo


Distanciando-se da ideia de homem puramente racional e biológico, entende-se que o indivíduo se estabelece na interação com o mundo e com a cultura: muito mais que interagir e constituir-se como ser humano produtivo, as questões psíquicas e os acontecimentos da vida forjam cada ser humano. Portanto, neste cenário, a identidade é formada na interação entre o indivíduo e a sociedade.

Desde o advento do Construtivismo sabemos que o indivíduo não nasce como uma tela em branco. Trazemos conosco anos de evolução e informação. Os pedagogos, filósofos e psicólogos começaram a estabelecer que a criança não era um ser passivo no processo de aprendizagem. Ela era um ser extremamente ativo e líder do seu desenvolvimento, capaz de construir, não apenas em corpo físico, mas também em seu aspecto mental, suas emoções, sua inteligência, seu intelecto.

Maria Montessori participou deste movimento Construtivista, e foi além. Ao notar a busca da criança por exercícios e experiências no ambiente, ela detalhou o processo de aprendizagem.


Concepção de conhecimento


A especialização do conhecimento é necessária para existir avanço, contudo é insuficiente para explicar a complexidade do mundo. A ciência é o caminho pelo qual se pode aferir como a sociedade, os indivíduos e o mundo se organizam. É preciso haver a fragmentação para melhor compreender o mundo. Apesar de respeitar a organização do conhecimento em áreas, Montessori permite também sua constante inter-relação. A criança pode sempre buscar em outros materiais e atividades associações e vínculos.


O cérebro se desenvolve em etapas, reflexo de períodos sensíveis. Processos mais fundamentais, como a área sensorial, linguagem e movimento, subsidiam o desenvolvimento de áreas mais complexas, como raciocínio lógico, leitura e escrita. Algumas áreas permeiam todo o processo, como Sensorial e Vida Prática. Vida Prática, como o próprio nome diz, aborda os processos do nosso dia a dia, como cuidar do ambiente e de si próprio.


As crianças participam da limpeza e organização da escola, do preparo das refeições e cuidam dos seus pertences. Ao dominarem atividades do seu dia a dia, como colocar seus sapatos e roupas, cuidar do ambiente, preparar seu alimento e organizar seu trabalho, a criança estabelece habilidades importantes ligadas ao desenvolvimento de processos, iniciativa, autoconfiança e equilíbrio emocional. Vida Prática é considerada precursora de diversas outras áreas por trabalhar postura, tônus muscular, coordenação motora grossa e fina, coordenação entre olhos e mãos, além de competências sócio-comportamentais.


Concepção de Educação


A educação está a serviço do indivíduo. É preciso identificar os processos pelos quais os seres humanos adquirem conhecimento e, a partir desta constatação, ofertar caminhos precisos que garantam a aprendizagem. Foi observando as crianças e compreendendo os processos mentais que estas desenvolviam naturalmente, que Maria Montessori estabeleceu o seu método pedagógico.


A educação deve ser pensada em termos de habilidades e competências para o mundo real. Autoconhecimento e autoconfiança são fundamentais para que o indivíduo escolha seu propósito e trabalhe com amor. Resiliência, persistência e senso de capacidade nos conduzem até o objetivo que traçamos para nós, atingindo sucesso, independentemente do que sucesso signifique para cada um. Senso de comunidade, empatia, graça e cortesia constroem uma sociedade mais inclusiva, sustentável e justa.


A Senses Montessori School é uma Escola Montessori de Excelência, um centro de referência para democratizar o método no Brasil e proporcionar um ambiente para a criança desenvolver todo o seu potencial. A escola é bilíngue e recebe crianças de quatro meses a seis anos. Os agrupamentos são compostos por alunos de idades mistas, separados em Bebê Cientista (berçário), Cientista Júnior e Cientista Sênior. A locação em cada sala é feita a partir de uma avaliação da maturidade sócio emocional e cognitiva da criança, sendo a idade uma referência média para esta separação.


Saiba mais sobre a Senses Montessori School nesse link.




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