top of page

Design Thinking na Educação Infantil

Por Escola Cláritas


A abordagem do Design Thinking na escola usa metodologias ativas, metacognição e cultura maker, entre outras, instigando a curiosidade dos alunos e gerando novos questionamentos, que serão ressignificados como saber.


O Design Thinking não constitui em uma aula ou atividade, ele está intrínseco e ocorre de maneira orgânica em todos os momentos e em todos os âmbitos da Escola. Ele se torna concreto em projetos como o Hackathon, por exemplo.


Desse modo, proporciona-se às crianças a possibilidade de manifestar suas ideias, sentimentos e pontos de vista, assim, os alunos não são apenas receptores de informações, mas construtores de conhecimento.


Desse modo, as aulas se tornam mais ativas, garantindo o engajamento dos estudantes, tornando o ensino mais atraente e o aprendizado mais significativo.


É valorizada a construção coletiva de conhecimento, que contribui na formação de crianças capazes de trabalhar em equipe, desenvolver pensamento crítico e analítico, responsabilidade, com base em 3 princípios básicos:


- Escuta ativa e empatia: Estabelecimento de vínculos fortes, compreendendo a motivação e os interesses dos estudantes.


- Aplicabilidade: A metodologia envolve o estudante em tarefas e desafios, estimulando o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe e pensamento crítico, soluções de problemas e gerenciamento de crise


- Métricas: Deve ser valorizado o processo contínuo de avaliação, não somente dos estudantes, mas de toda a prática pedagógica. Dessa forma constroem-se aprendizados para toda a vida, formando cidadãos felizes, protagonistas, resilientes e aptos a enfrentar o mundo em constante transformação.


Resoluções de problemas e gerenciamento de crise são algumas das habilidades mais importantes do século 21, e o Design Thinking desenvolve amplamente essas habilidades. Podemos concluir que com essa abordagem, trabalha-se o desenvolvimento da habilidade de enxergar em um problema ou “erro” várias soluções, sejam elas no âmbito do ensino-aprendizagem, no âmbito pessoal ou nos problemas concretos do dia a dia. Assim, cada aluno é instigado e estimulado a nunca desistir diante de qualquer situação e a sempre buscar efetivamente resultados eficazes e efetivos.


Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor o que é o Design Thinking aplicado à educação:


Artigo criado em parceria com a Escola Cláritas

Imagens: Escola Cláritas


Saiba mais sobre a Escola Cláritas:

A Escola Cláritas está localizada no Planalto Paulista e atua nos ciclos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Tem sua filosofia pautada em conceitos como o ensinohumanizado, o uso da tecnologia e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de seus alunos. O Cláritas acredita no ensino que envolve o aluno e o coloca como participante ativo de todo o processo de aprendizagem. Valoriza a construção coletiva do conhecimento,que tem como consequência a formação de crianças capazes de trabalhar em equipe, desenvolver pensamento crítico, responsabilidade e autonomia.


Para ter informações completas sobre a escola, acesse a página da escola no nosso buscador. Clique aqui!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page