Por Super Cérebro
Na década de 80, um jovem adulto de 37 anos, que já tinha passado pelos cursos de história e relações sociais da Universidade de Harvard, no estado de Massachusetts-EUA, e que se formou em psicologia apenas em sua terceira tentativa de graduação, decidiu estudar mais a fundo o conceito de inteligência.
O conceito de teste de QI (Quociente de inteligência), criado pela psicometria, era obtido a partir de vários testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas de alguém. Para Howard Gardner, o sujeito que decidiu estudar o conceito de inteligência utilizado pela ciência até então, a noção utilizada não era suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas.
E foi neste cenário que o conceito de Inteligências Múltiplas surgiu. Para Gardner, a inteligência humana é formada por um esquema parecido com o de um quebra-cabeça.
Cada uma dessas peças representa um tipo de inteligência. Este esquema é composto por nove peças, que possuem o mesmo valor e importância. Estas inteligências são divididas entre: Linguística, Musical, Corporal, Cinestésica, Espacial, Lógica, Intrapessoal, Interpessoal, Existencial e Naturalista.
Os estudos de Gardner compreendem que, se uma pessoa possui maior desenvolvimento em um tipo de inteligência, enquanto a outra possui outro tipo, isto não exclui ou diminui a inteligência de nenhum dos dois. Ou seja, uma criança que aprende conceitos lógicos e matemáticos facilmente, não é necessariamente mais inteligente do que outra que não tenha tanta facilidade assim.
Conheça quais são os 9 tipos de inteligência
1. Inteligência Naturalista
Forte ligação entre o indivíduo e a natureza
2. Inteligência Musical
Sensibilidade para reconhecer notas musicais a partir de qualquer instrumento ou objeto.
3. Inteligência Lógico-Matemática
Capacidade de criar e entender padrões e fazer sistematizações
4. Inteligência Existencial
Capacidade de transcender o lógico, racional e cognitivo
5. Inteligência Interpessoal
Maior facilidade para interpretar expressões faciais e se comunicar
6. Inteligência Corporal-Cinestésica
Capacidades motoras e atléticas mais desenvolvidas
7. Inteligência Linguística
Maior domínio da linguagem e expressão (verbal, corporal ou gestual)
9. Inteligência Intrapessoal
Grande nível de autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções, valores e motivações
10. Inteligência Espacial
Capacidade de vislumbrar projetos complexos mentalmente e criatividade
Você sabia que o Método Super Cérebro foi desenvolvido após pesquisa nos Estados Unidos, com foco no conceito de inteligências múltiplas, e no Japão, com foco no Soroban (ábaco japonês)? No Super Cérebro, são estimuladas 5 das 9 inteligências destacadas por Howard.
Sobre o Super Cérebro
O Super Cérebro é um método Educacional que desenvolve competências cognitivas e socioemocionais, aplicável a todas as idades. Conheça as soluções do Super Cérebro para sua escola, condomínio e clube esportivo.
Agende hoje uma aula experimental gratuita na unidade mais próxima de você:
Comments