As crianças costumam mentir para não decepcionar ou para impressionar alguém, para conseguir alguma coisa que queiram, para evitar um castigo ou até para chamar a atenção dos pais.
Mas se as mentiras forem muito recorrentes, é preciso ficar de olho. 👀
Aqui vão algumas dicas de como lidar com crianças que tem o hábito de contar mentiras:
- Exemplo, exemplo, exemplo!! Dizer que mentir é feio, mas falar que está com dor de cabeça para não ter que atender uma call e ir pra piscina, não vale! É sinal vermelho!!
- Explique sobre as consequências de não falar a verdade. Converse sobre a perda de confiança e o que isso pode gerar.
- NÃO crie armadilhas para “pegar” a criança na mentira. Fale diretamente que percebeu o que aconteceu. Ao invés de dizer: “Você comeu tudo mesmo?” (esperando que ele conte que deu pro cachorro), diga: “eu vi que você deu a comida pro cachorro, por que você fez isso?”
- Dar castigo não é uma boa alternativa, já que a criança pode entender que é mais “fácil”, ficar de castigo, do que contar a verdade.
- Apoie as crianças no desenvolvimento de mecanismos para resolução de problemas/conflitos e amadurecimento de comunicação: “como podemos resolver isso? Vamos pensar juntos?”
- Ofereça a chance da criança corrigir o erro.
- Não chame a criança de mentirosa na frente dos amigos de outros adultos.
- Se o hábito for muito recorrente e todas as medidas não surtirem mudanças, procure um especialista/psicólogo para te apoiar.
.
Foto: freepik
Comments