Por Movimento Escolas pelo Clima
A emergência climática tem mais a ver com o dia a dia da escola do que você imagina, entretanto não é rara a dificuldade em trabalhar a educação climática em sua proposta pedagógica, visto que é um assunto complexo e de escala global, que envolve o desenvolvimento de competências necessárias para a busca de soluções a esse desafio e vai muito além de apenas ensinar sobre o assunto.
O primeiro passo nessa direção é identificar e estabelecer relações com algumas das práticas que já fazem parte do cotidiano da escola e para isso identifique as oportunidades de redução de pelo menos uma das cinco fontes de emissão de gases de efeito estufa: mudança de uso da terra (desmatamento), agropecuária, resíduos, energia e indústria.
Compreendendo quais atividades antrópicas contribuem para o aquecimento do planeta, fica mais fácil pensar quais soluções minimizam esse impacto e que, muitas vezes, já são realizadas pela escola, como por exemplo, a horta agroecológica, a coleta seletiva e a compostagem.
A coleta seletiva e a compostagem contribuem com o enfrentamento da crise climática de forma similar. Ambas são soluções que evitam o aterramento de resíduos que podem ser reciclados, deixando de emitir gases que contribuem com o aquecimento do planeta tanto no aterramento quanto em seu transporte.
Imagem: Wix
Em um país no qual a maior parte da emissão de gases do efeito estufa são oriundas de desmatamento, queimadas e da forma monocultural e extensiva de produção de alimentos, ter uma horta na escola e plantar de forma agroecológica é um exemplo de tecnologia regenerativa que faz parte do modelo para o desenho de soluções para a crise climática, algo muito relevante para se aprender e praticar.
Relacionar a crise climática com as práticas já existentes no dia a dia aproxima a comunidade do assunto além de expandir a possibilidade de trabalho com qualquer faixa etária. E para isso, é imprescindível que exista a intencionalidade nessa relação e que a escola siga na direção de construir cada vez mais um currículo, espaço e uma cultura que, de forma permanente, significativa e colaborativa, contribua com a sustentabilidade e bem-estar de todas as formas de vida no nosso planeta.
Artigo: Escolas pelo Clima
Você sabia que no Buscador de Escolas Particulares SchoolAdvisor você pode identificar quais são as escolas que estão realmente engajadas com a educação ambiental e que adotam práticas sustentáveis no seu dia a dia?
Sempre que você encontrar esse selo no buscador de escolas SchoolAdvisor, você já sabe que é uma escola signatária do Movimento Escolas pelo Clima que está comprometida com a educação climática e com a formação dos seus alunos através das suas práticas pedagógicas.
Para encontrar no buscador de escolas particulares SchoolAdvisor as escolas que atendam aos seus critérios de escolha, utilize o filtro "Escolas pelo Clima" ao refinar sua busca. Ou clique aqui para conhecer todas as escolas signatárias do Movimento Escola pelo Clima.
Quer saber mais sobre o Movimento Escolas pelo Clima? Clique aqui.
コメント