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Escolas fortes? Quem são? Como são? Eis a questão....

Por Tânia Fonseca Pinto, Mantenedora Escola Pequeno Aprendiz- IEPA


Buscar o melhor para os filhos é sem dúvida o maior desejo e desafios dos pais, principalmente quando se trata de educação, de escola. Pensar no futuro deles, tentar ao máximo prepará-los para a vida acadêmica e profissional, leva muitos pais a procurar a “tal da escola forte”.


Enquanto são pequenos, acham que a melhor escola é aquela que cuida bem, que dá banho, almoço e jantar. O pedagógico muitas vezes, infelizmente não conseguem enxergar, apenas os cuidados. O que também faz parte da pedagogia, da proposta. Programam a vida dos filhos, pensando na formação acadêmica em uma escola forte!

Mas o que é uma escola forte? A que prepara para ENEM? Vestibular? A que tem o maior polo esportivo?


Claro que este não é um tema simples, onde podemos definir em poucas palavras ou dizer que isso ou aquilo é bom ou mau. Não há certo ou errado, mas há necessidade de se refletir.


Estamos numa era de muitos quereres. Há uma preocupação com questões superficiais e desnecessárias para o desenvolvimento humano. Há uma deturpação do que realmente uma criança precisa para sua formação, mas prioritariamente, há um não reconhecimento da criança, como indivíduo.


Acho muito interessante que todas as pessoas dizem saber e opinam sobre educação, sem ter o mínimo de conhecimento científico sobre o assunto. Sim, a Pedagogia é uma ciência!

As pessoas se preocupam com o desenvolvimento biológico, nutricional, dentário, procuram especialistas, respeitam os mesmos, mas quando falamos de educação, de escola, a abordagem é superficial e baseada no desejo ou no que os olhos veem.


Uma empresa de consultoria McKinsey, publicou um estudo em janeiro de 2013, intitulado Education to employment: Designing a system that works, o estudo faz uma análise em relação ao número de jovens desempregados e os motivos que levaram a esse cenário.


Uma das questões levantadas nesse estudo diz que a maioria das instituicções e dos sistemas de ensino não está planejada e estruturada para dar conta das demandas do trabalho no mundo contemporâneo, que não forma as competências e as habilidades necessárias para os jovens conseguirem um emprego após se formarem, ou seja, há um modelo educacional predominante que precisa urgentemente ser repensado. Estudam em escolas que exigem notas e bom desempenho, mas não valorizam o SER, as relações, o coletivo!


Acreditando que escola é muito mais do que ensinar e cobrar notas e bons resultados, propiciamos aprendizagem integral, de forma que as crianças e adultos que estão inseridos no contexto, desenvolvam suas competências e habilidades, por meio da troca de saberes e não saberes.


Desenvolver as múltiplas linguagens, como forma de comunicação e composição de situações cotidianas. Propiciar momentos de sensibilização e reflexões nas aulas e na rotina escolar, por meio da discussão ética e autônoma.

Para nós, a Escola Forte, é aquela que respeita o desenvolvimento humano em sua complexidade, que acredita no potencial do aluno, priorizando sua competência, desenvolvendo sua criticidade e sua sensibilidade.


A Escola Forte é aquela que se prepara para o mundo, não só acadêmico, mas principalmente para o mundo que acontece fora das paredes da escola. Que prioriza as relações e a construção do saber. Que está envolvida com o percurso de aprendizagem e não somente com o resultado numérico. Que acredita que há um bem maior, que é a valorização da infância, o respeito a voz dessas crianças, tão sabidas e potentes, e claro, preparando-as para todos os desafios acadêmicos.


Enfim... para nós, a Escola Forte é a que proporciona por meio da diversidade e questionamentos, aprendizagens e desafios, não só aos alunos, mas também aos educadores, mesmo diante dos obstáculos, dos rótulos e dos desafios, que sejam pessoas firmes e conscientes em suas ações, reverberando o progresso pessoal e coletivo.


Buscamos diariamente, em nossa proposta pedagógica, trabalhar com os alunos a capacidade de mobilizar recursos próprios ou adquiridos, em sua relação com o meio e com seus pares, objetivando resolver situações complexas e integralizadas.


Artigo: Tânia Fonseca Pinto - Mantenedora Escola Pequeno Aprendiz- IEPA


Sobre a Escola Pequeno Aprendiz- IEPA

A Escola Pequeno Aprendiz- IEPA está localizada na Vila Mariana, São Paulo, e atende do Berçário ao Fundamental 1.

Uma escola que acredita que criança é sentir, fazer, refazer. Criar, experimentar e inventar. Lugar de produção de conhecimento, autoria e parcerias. Se ensina e aprende, se desconstrói e se reinventa.


Clique aqui para ver informações completas sobre a escola no buscador de escolas da SchoolAdvisor.






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