top of page

Escolas Antirracistas 2022: Espaço Roda Viva

Atualizado: 17 de nov. de 2023

O Brasil é um país rico culturalmente. Essa diversidade deveria ser valorizada e apreciada todos os dias do ano. O Dia da Consciência Negra é um dia importante de reflexão sobre como nossa sociedade ainda enxerga e trata mais da metade de sua população.


A cultura brasileira carrega importantes heranças. Somos constituídos da mistura de muitas culturas. Jamais podemos esquecer sobre o sangue de quem esse país foi construído. Sangue de pessoas tidas como inferiores por causa de sua cor. Pessoas que tiveram que lutar para serem livres. Que foram abandonadas à própria sorte. O racismo existe e machuca.


Combater qualquer tipo de preconceito e o racismo estrutural, que foi constituído ao longo de tantos anos, vêm sendo um enorme desafio, mas também um propósito da escola Espaço Roda Viva.


A multiplicidade e diversidade está presente nas brincadeiras, nos objetos, nas histórias contadas, nas atividades propostas, nas rodas de conversas e na equipe da escola.


Cada vez mais a Espaço Roda Viva procura trazer a diversidade para a sala de aula e para todos os espaços da escola. A tomada de consciência de nossos preconceitos e do racismo estrutural é processual. Formando cidadãos críticos, autônomos, empáticos e conscientes temos a chance de transformar essa realidade triste que vivemos hoje.


Reflita você também: o que podemos fazer para acabar com o racismo e ter, enfim, uma sociedade empática que preza pela equidade e pelo respeito? Juntos somos mais fortes!


Artigo enviado por Gabriela Finatti e Jacqueline Polisson, da Escola Espaço Roda Viva

Imagem: Escola Espaço Roda Viva


Saiba mais sobre a Ciclo Roda Viva Escola

A Ciclo Roda Viva tem como objetivo proporcionar aos alunos a possibilidade de se apropriarem de ferramentas de aprendizagem com autonomia, autoria, iniciativa, que os tornem capazes de aprender os mais diversos conteúdos, uma vez que vivem cercados de possibilidades e precisam aprender a filtrar, avaliar e praticar de acordo com as necessidades que a vida apresenta.


Saiba mais sobre a Ciclo Roda Viva nesse link.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page