Por Movimento Escolas pelo Clima
Não é de hoje que a pauta ambiental e a palavra “sustentabilidade” ocupa com um destaque os noticiários, agendas internacionais e discursos de representantes e líderes pelo mundo todo. Diversos acordos globais, políticas públicas, robustos departamentos de sustentabilidade em empresas e lideranças jovens mobilizando o mundo todo estão presentes cada vez mais em nosso cotidiano. Entretanto, toda essa movimentação ainda não atingiu todas as pessoas nem o ritmo ou urgência necessários, visto os desafios socioambientais que seguimos enfrentando.
Mas afinal de contas, o que é sustentabilidade?
A busca por uma definição, por vezes, engessa as possibilidades e, portanto, é importante a compreensão da sustentabilidade como um valor e não um conceito. Além disso, é essencial a continuidade do diálogo sobre o que isso significa, suas implicações práticas com análise crítica da conjuntura e como é aplicada no contexto da escola.
Muitas pessoas têm a ideia de que sustentabilidade é fazer coleta seletiva, reciclagem, ter uma horta em casa ou economizar água. Outros, já conhecem uma de suas definições mais clássicas: “o atendimento das necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras”, escrita no Relatório Brundtland em 1987. Não são visões equivocadas, mas atualmente temos a compreensão de que a sustentabilidade vai muito além.
Sustentabilidade pode ser vista como o equilíbrio dos seres, de seus relacionamentos e do meio ambiente: eu comigo, eu com o outro e eu com o mundo. Num ambiente sustentável, os seres (humanos ou não), devem viver com saúde, qualidade de vida e bem-estar. Além disso, a relação entre eles também deve ser harmônica e respeitosa. Por fim, mas não menos importante, é o ambiente em que esses seres vivem. Existem recursos para todos? É um ambiente que consegue se manter ao longo do tempo?
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Imagem: Wix
Existe também uma linha de pesquisadores e pensadores que traz, para além apenas da sustentabilidade (no sentido de conseguirmos nos manter ao longo do tempo) a necessidade de uma regeneração daquilo que já foi degradado. Nesse sentido, uma outra definição de sustentabilidade é complementar: “a busca permanente da manutenção dos processos tipicamente humanos (culturais, políticos, econômicos, sociais, etc.) sem que estes prejudiquem e, idealmente, melhorem, os processos biogeoquímicos, garantindo a manutenção e aumento da diversidade e da biodiversidade”.
Mais do que nos prendermos na definição em si, é essencial e urgente que continuemos na busca pela sustentabilidade enquanto um valor que deve estar presente em todos os espaços, pessoas e culturas. Um valor que almeja o bem-estar de todos os seres do planeta e cuida de toda forma de vida é um ótimo caminho a ser seguido, você não acha?
Artigo: Escolas pelo Clima
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