Conheça a história de mulheres que fazem a diferença na educação, e que nos enchem de orgulho e inspiração nesse dia especial!
🌻Anália Franco
Professora, jornalista, poetisa, escritora e filantropa brasileira, responsável por fundar mais de 70 escolas.
🌻Cecília Meireles
Além de ser um dos grandes nomes da literatura, Cecília lecionou por grande parte da sua vida, aposentando-se como diretora de escola.
🌻Dorina Nowill
Perdeu a visão aos 17 anos, mas isso não a impediu de formar-se como professora. Fundou a primeira imprensa Braille do país, com foco em livros didáticos; e dirigiu a campanha do MEC que criou os primeiros serviços de Educação para Cegos no Brasil.
🌻 Elisama Santos @elisamasantosc
Psicanalista, educadora parental e consultora em Educação Não Violenta. Autora dos livros Educação Não-Violenta e Por que Gritamos
🌻Emília Ferreiro
Psicolinguista argentina que desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever, revolucionando o processo de alfabetização. Sua obra influenciou a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais Brasileiros.
🌻Emmi Pikler
A pediatra austríaca foi diretora de uma instituição de acolhida a crianças, que tornou-se centro de referência em cuidados e educação para profissionais que trabalham com crianças de 0-3 anos.
🌻Maria Montessori
Concebeu o método Montessori, que dá mais ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento.
🌻Marie Curie
A cientista começou a lecionar aos 18 anos. Oferecia às suas alunas a oportunidades que, na época, eram restritas apenas aos alunos, como visitas a laboratórios de pesquisa.
🌻Priscila Cruz
Cofundadora e Presidente da @todospelaeducacao , organização brasileira sem fins lucrativos que tem como objetivo assegurar o direito à educação básica de qualidade para todos os cidadãos até 2022.
🌻Viviane Senna
Fundou e preside o @institutoayrtonsenna , que pesquisa e produz conhecimento para melhorar a qualidade da educação publica brasileira.
Imagem https://larmontessori.com/maria-montessori/
Comments