Por Colégio Brasil Canadá Pinheiros
A aprendizagem de uma segunda língua não atrapalha no processo de alfabetização na língua materna. Muito pelo contrário, aprender um outro idioma ajuda o desenvolvimento de habilidades cognitivas como a capacidade de conceituação, a criatividade, a memória, a atenção e a consciência metalinguística. O aprendizado de dois idiomas na primeira infância abre portas cognitivas que desenvolverão a inteligência verbal do indivíduo para a sua vida toda.
Mais além, Bialystok e colaboradores (2005, apud SILVA) defendem que o bilinguismo traz contribuições sobre a aquisição da alfabetização. Para esses autores, uma primeira vantagem do bilinguismo é ajudar a criança a desenvolver uma compreensão geral da leitura e suas bases em um sistema de escrita simbólico; isso quer dizer que o bilíngue tende a compreender mais rapidamente que o monolíngue como o sistema escrito funciona e como decodificar a linguagem. Não menos importante, a outra contribuição do bilinguismo ressaltada pelos autores é o potencial de transferência dos princípios de leitura de um sistema para o outro, ou seja, as estratégias que a criança desenvolve em uma língua podem ser transferidas para a outra.
A criança que vivencia um ambiente alfabetizador bilíngue está exposta a situações diversificadas de uso oral do idioma e da sua forma escrita. Ela constantemente toma decisões acerca dos sons de letras e palavras, assim como do vocabulário que vai utilizar em determinado contexto para responder ao estímulo linguístico, mediado pelo professor. Desta forma, ela manipula melhor os sons e apresenta consciência metalinguística mais desenvolvida. Além disso, por estar exposta a uma variedade maior de materiais impressos, a criança desenvolve um conhecimento mais aprimorado sobre as convenções da escrita.
Desta forma, concluímos que o bilinguismo favorece e apoia a alfabetização na língua materna em diversos aspectos.
BOCCAZIO, Jucymar. O bilinguismo atrapalha no processo de alfabetização? Portal Edify, 2022. Disponível em: https://www.edifyeducation.com.br/blog/bilinguismo-atrapalha-no-processo-de-alfabetizacao/
CARVALHO, A. D. S. Educação bilíngue. Batatais: Claretiano, 2020.
Artigo enviado pelo Colégio Escola Brasil Canadá
Imagem: freepik
SAIBA MAIS SOBRE O COLÉGIO BRASIL CANADÁ
Escola bilíngue há 21 anos, o Colégio Brasil Canadá tem como missão o desenvolvimento pleno de seu aluno, trabalhando aspectos afetivo-emocionais, sociais e cognitivos. Por meio das experiências e vivencias em inglês desde a infância, os alunos têm a oportunidade de conviver em um ambiente multicultural, desenvolvendo de forma natural a habilidade de pensar em outra língua, aprimorando a capacidade de se adaptarem rápido e confortavelmente a diferente contextos.
Veja informações completas sobre o Colégio Brasil Canadá unidade Pinheiros no buscador de escolas particulares da SchoolAdvisor. Clique aqui.
Comments