Artigo criado em parceria com a Escola CRIEM
Tutor. Monitor. Mentor. Mediador. Maker. São muitos termos cunhados recentemente para designar o novo perfil de professor, que vem atender às necessidades dos alunos e das famílias neste século 21. Esta característica inovadora é ainda mais acentuada nos educadores que atuam em escolas humanistas. Eles possuem uma visão ampla e ajudam o aluno a se conectar à realidade. Utilizam técnicas pedagógicas diferenciadas, que geram engajamento e maior interesse nos estudantes. O resultado? Alunos mais motivados, que se tornam “aprendentes” para a vida toda.
De que forma isso acontece? A escola humanista disponibiliza diferentes ferramentas visando à autonomia do aluno. O professor é o mediador e o facilitador do conhecimento, por exemplo, propondo desafios, jogos de estratégias e resolução de problemas. São respeitadas as características e individualidade de cada um, ajudando o aluno a desenvolver suas habilidades.
Os estudantes são envolvidos em todas as etapas do aprendizado, que levam em conta as suas aptidões e interesses. Por exemplo, são valorizadas atividades artísticas, musicais, esportivas e gamificadas, que fazem parte do universo do aluno. O professor ainda promove rodas de conversa e estimula a saudável interação entre os alunos.
O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é um dos aspectos essenciais da abordagem humanista. Na Escola CRIEM, por exemplo, os alunos participam do Laboratório Inteligência de Vida (LIV), um espaço seguro para poderem expressar seus sentimentos, com acolhimento e empatia. Já o Programa MenteInovadora, da Mind Lab, também adotado na Escola, a partir da mediação do professor e métodos metacognitivos, estimula a criatividade, o protagonismo, a capacidade analítica, a resiliência, a autoconfiança e o trabalho em equipe.
Artigo criado em parceria com a Escola CRIEM
Saiba mais sobre a CRIEM Escola Bilíngue:
A CRIEM é uma escola bilíngue e humanista localizada no Brooklin, em São Paulo. Com mais de 40 anos de história, a escola preza por manter uma equipe qualificada para desenvolver uma trilha de aprendizagem personalizada, criativa, inovadora e tecnológica. O projeto de ensino estimula o desenvolvimento das relações sociais e a participação ativa do aluno, com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento de todas as potencialidades dos estudantes.
Comentários