top of page

O que é uma TiNi?

A metodologia, reconhecida pela UNESCO, consiste em um pedaço de terra para crianças e adolescentes cultivarem vida, gerando bem-estar para a natureza, para outras pessoas e para si mesmos.


O objetivo é nutrir o vínculo afetivo criança-natureza para que criem empatia por todas as formas de vida e cresçam como agentes de transformação para um mundo sustentável.


Com uma TiNi vamos mostrar como essa relação pode acontecer em qualquer espaço, de um cantinho na janela até vasos no chão ou pequenos canteiros, de forma simples e prática!


Tudo o que se planta numa TiNi tem uma intencionalidade: uma parte pensada para beneficiar a Natureza, uma para a criança e outra para ser ofertada à família/comunidade.


O protagonismo numa TiNi é da criança! Trata-se de um espaço para cultivar vida, onde a criança é a cuidadora e a responsável por tomar decisões para que as plantas cresçam fortes e saudáveis, atraindo outras formas de vida, como joaninhas, borboletas e fungos. Uma TiNi cria vida!


Ao praticar esse cuidado, considerando sempre, a Natureza, as outras pessoas e a si mesmo, a criança começa a perceber que a Natureza também cuida e acolhe. Por isso, há uma criação recíproca.


💚 7 passos para vocês começarem uma TiNi:


🌱Oriente a criança ou adolescente: seu papel é auxiliar e permitir o protagonismo da criança.

🌱Encontre um lugar que caiba pelo menos 3 vasos ou que tenha meio metro quadrado de canteiro e claridade.

🌱Façam os acordos: vocês, juntos e juntas, são responsáveis em cuidar da TiNi.

🌱Imaginem a TiNi dos sonhos: que futuro sua criança deseja pro planeta? Projete-os na TiNi.

🌱Comecem a plantar: pode ser com semente, com mudinhas, por estaca...O importante é colocar a mão na massa.


Quer saber mais? Acesse @tinis.natureza e veja o conteúdo completo!


Imagem: Wix

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page