Um dos principais objetivos da reforma no Ensino Médio é incentivar o protagonismo dos estudantes na sua formação acadêmica, melhorando seu engajamento com a escola e reduzindo as taxas de evasão escolar. Sendo assim, não faz muito sentido continuar avaliando os alunos apenas através de avaliações dissertativas, concorda?
Para avaliar os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridos pelos estudantes, o sistema de avaliação das escolas deve enxergar o estudante de maneira integral, identificando quais são as fragilidades e as potencialidades de cada aluno e do grupo onde estão inseridos. Alguns modelos de avaliação que devem ser tornar mais comuns com o Novo Ensino Médio são os portfólios, debates, auto avaliações e relatórios individuais produzidos pelos próprios estudantes.
A interdisciplinaridade também deve ser uma característica presente nos sistemas avaliativos das escolas, já que é necessário saber se os estudantes estão conseguindo realizar conexões entre os conteúdos propostos.
E como as notas serão apresentadas no Histórico Escolar?
Diferentemente do que acontece hoje em dia, em que o histórico escolar dos alunos traz as 13 disciplinas obrigatórias, com a reforma do Ensino Médio a partir de 2022 cada estudante terá um histórico personalizado. Deverão constar no documento disponibilizado pela escola todas as disciplinas e a referida carga horária, sejam elas obrigatórias ou eletivas.
Imagem: Canva
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