top of page

O trote universitário te preocupa?

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Você vem acompanhando os estudos do seu filho há anos: da educação infantil até o terceiro ano do ensino médio, foram pelo menos 14 anos. Você escolheu as melhores escolas; pensou no acolhimento, no ritmo, no método pedagógico. Foi a muitas reuniões com os professores, acompanhou a lição de casa e se preocupou com os possíveis perigos no trajeto de casa para a escola.


E agora ele cresceu, e escolheu a faculdade que quer ingressar! Talvez ela seja longe de casa, em outra cidade. Pode ser que seja pertinho, mas em período integral. Se antes você o levava pela mão, chegou a hora de ir sozinho. Certamente você não conhecerá os professores ou terá reuniões semestrais que vão acalmar seu coração. Se antes o bullying era uma preocupação presente, pode ser que você esteja com muito medo do que o aguarda no famoso “trote” da universidade.


A prática do trote tem casos muito infelizes em sua história: ações violentas, que humilham e até mesmo provocam a morte de calouros. Algo impensável para um momento que deveria ser comemoração e confraternização. Diante disso, por que não acabar com esse momento? Porque a recepção aos calouros tem algumas funções bem importantes!


Por que a recepção dos calouros é tão importante na faculdade?


1. Permite que os calouros conheçam o campus e os locais que farão parte da sua rotina, como a biblioteca e o refeitório


2. Promove a socialização dos calouros, veteranos e equipe da faculdade, criando um ambiente colaborativo e integrado


3. Auxilia no acolhimento dos estudantes, ajudando-os a perceber que agora pertencem ao grupo que frequenta a universidade


Imagem: Wix

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page