top of page

Os professores do Novo Ensino Médio serão diferentes?


Como já falamos anteriormente, o Novo Ensino Médio que deverá ser implementado pelas escolas até 2022 terá 60% da carga horária destinada às disciplinas obrigatórias que compõe a Formação Geral Básica e os outros 40% aos Itinerários Formativos, que são trilhas de aprendizado flexíveis e profissionalizantes.


Nesse novo cenário, será que os professores continuam os mesmos?


O Ministério da Educação (MEC) determinou na Lei de Diretrizes e Bases da Educação que os professores que lecionam as disciplinas obrigatórias - Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa - deverão ter o diploma de licenciatura plena, da mesma forma que é atualmente.


Já para os itinerários formativos técnicos e profissionalizantes, as escolas poderão contratar profissionais de diferentes áreas para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional. Isso quer dizer que um engenheiro de software, por exemplo, pode ser o próximo professor do seu filho na escola.


Em ambos os casos, é fundamental que as escolas invistam em cursos de atualização e aperfeiçoamento dos docentes para que estejam adequadas às novas demandas geradas pelos estudantes do Novo Ensino Médio.


Imagem: Canva

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page