top of page

Para qual faixa etária a Pedagogia por Projetos é mais indicada?

Atualizado: 10 de dez. de 2021

Artigo criado em parceria com a Escola Cláritas


Desde cedo, estamos aprendendo. Quando bebês, a escola oferece estímulos, por exemplo, para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e de comunicação. Assim, a Pedagogia por Projetos pode ser trabalhada desde os primeiros passos da criança, afinal, esta abordagem pedagógica leva em conta os interesses e o ritmo de progresso de cada aluno.


Na Escola Cláritas, um projeto muito interessante surgiu a partir da descoberta de um casulo. A turma (Jardim 1) ficou curiosa para saber o que aconteceria depois e, junto com as professoras, iniciou um trabalho de pesquisa que resultou em vídeos e em um livro sobre o tema: “Será que vira borboleta”?A Profa. Gabriela Monteiro nos conta como foi este processo criativo: “Escutamos diferentes histórias e músicas sobre as borboletas. Também interagimos com os alunos do 4o ano, que contaram diversas curiosidades sobre elas. Os alunos ainda realizaram pesquisas em casa, com os pais. Depois criamos um texto coletivo, que virou livro. As crianças ilustraram cada página, utilizando diferentes materiais para fazer uma releitura do processo de metamorfose da borboleta, elaborando desenhos por simetria, esculturas de argila e pinturas em tela”.


Os pedagogos precisam estar atentos ao redor e aos questionamentos dos alunos, pois todo momento é oportunidade para aprender! Um passeio pelo jardim da escola pode ser um excelente pretexto para desvendar mais sobre os animais e a preservação do meio ambiente. Sabendo disso, os alunos, desde a Educação Infantil, levam a sério o seu compromisso e responsabilidade em cuidar das galinhas, do cabritinho, do porco, do coelho e de outros bichinhos criados na Clárita´s Farm, a “fazendinha” da escola.


A Culinária Pedagógica também é outro sucesso, já que eles aprendem, enquanto se divertem, experimentando receitas e colocando em prática os conhecimentos de Português (leitura das receitas), de Matemática (quantidade, medidas, frações), de Ciências (reação dos ingredientes, temperatura etc.), entre outras disciplinas.


Assim, para cada idade, a Pedagogia por Projetos pode ser trabalhada de uma forma, sempre considerando os interesses dos alunos e envolvendo-os em todas as etapas - de pesquisa, planejamento e desenvolvimento do projeto. É recomendável que o resultado final seja apresentado para toda a comunidade escolar, especialmente para as famílias, o que valoriza ainda mais a coparticipação e o protagonismo do aluno.


Artigo criado em parceria com a Escola Cláritas


Imagens: Escola Cláritas



Saiba mais sobre a Escola Cláritas:

A Escola Cláritas está localizada no Planalto Paulista e atua nos ciclos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Tem sua filosofia pautada em conceitos como o ensinohumanizado, o uso da tecnologia e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de seus alunos. O Cláritas acredita no ensino que envolve o aluno e o coloca como participante ativo de todo o processo de aprendizagem. Valoriza a construção coletiva do conhecimento,que tem como consequência a formação de crianças capazes de trabalhar em equipe, desenvolver pensamento crítico, responsabilidade e autonomia.


Para ter informações completas sobre a escola, acesse a página da escola no nosso buscador.Clique aqui!



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page