top of page

Por que é importante avaliar os professores ao escolher uma escola?

Vamos por partes: você sabe o que é corpo docente? Corpo docente é o conjunto de educadores de uma escola. Simples assim.

Sabendo disso, voltamos à pergunta original: você sabe por que é importante avaliar o corpo docente – ou os professores – de uma escola? São várias as razões.


A primeira e mais óbvia razão é porque o professor é a ligação principal entre seu filho e a escola. É a pessoa que vai contribuir diretamente para o seu aprendizado, promover seu interesse pelos conteúdos, criar vínculos emocionais com seu filho e observar suas dificuldades, para que possam ser tomadas providências. Ou seja, o educador tem um papel pra lá de fundamental na formação dos estudantes.


Mas de nada adianta ter um professor que seja incrível com os alunos, se ele se identifica com a proposta pedagógica. Isso porque tudo no colégio tem uma intencionalidade pedagógica, ou seja, o espaço, o material didático, a rotina, as atividades, tudo é pensado para criar situações favoráveis ao aprendizado. Portanto, de nada adianta ter toda a escola com foco em um objetivo pedagógico, se os professores não se aproveitam dos recursos para promover os processos de ensino, concorda?


Outro ponto importante é a rotatividade (ou seja, mudanças de profissionais) do corpo docente. Imagine que seu filho ama o professor, eles criaram um vínculo incrível e você se sente 100% confiante na decisão que tomou. No entanto, no meio do ano letivo, o professor decide deixar a escola porque está insatisfeito com suas condições de trabalho. É claro que seu filho, assim como toda a turma, vai sentir o impacto dessa mudança. A construção do vínculo, a continuidade do conteúdo, a forma de trabalho, os combinados, tudo isso vai sofrer algumas adaptações para se adequar ao novo educador. Portanto, a rotatividade do corpo docente é um critério importante e, por isso, é levado em consideração no Indicador de Corpo Docente da SchoolAdvisor. É normal que ocorra uma rotatividade maior em escolas que sofreram alterações na sua proposta pedagógica, por exemplo. Isso não é algo negativo.

No entanto, se a instituição de ensino não está conseguindo reter sua equipe por fatores motivacionais, pode ser um sinal de alerta. Busque saber como a escola motiva e remunera seus professores, e se oferece formação continuada e boas condições de trabalho.

Mas o que são boas condições de trabalho para o educador? Resumidamente, é ser remunerado de forma compatível com o mercado e com a importante função que exerce; é ter autonomia para elaborar suas aulas de acordo como perfil do grupo de alunos; é ser convidado a participar de formações continuadas; é ter uma quantidade de alunos em sala e turmas adequadas para que possa realizar seu trabalho com qualidade. Temos certeza que muitos outros critérios poderiam entrar nessa lista, mas vamos deixar o assunto para outro post!


Imagem: Freepik

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page