top of page

Por que as mulheres precisam frequentar a escola?

Respostas que você precisa ter para educar seus filhos com equidade de gênero


De acordo com um estudo da Todos pela Educação, organização da sociedade civil com o objetivo de mudar a qualidade da Educação Básica no Brasil, 47% das meninas entre 14 e 17 anos deixam de ir à escola por estarem grávidas, serem responsáveis pelo trabalho doméstico ou pelo cuidado com filhos, irmãos menores ou idosos.

Apenas 0,4% dos meninos na mesma faixa etária deixam de ir à escola por serem responsáveis por alguém.


Estudos mostram que, nos países em desenvolvimento, a falta de instrução dos pais leva à formação de famílias pouco instruídas que, a longo prazo, vão implicar em diversos problemas sociais.


Isso porque, em muitos países, as mulheres ainda são criadas para exercer apenas as funções domésticas. Assim, engravidam cedo e, sem conhecimentos e informação, acabam adquirindo doenças que culminam em um alto índice de mortalidade feminina.



Você quer saber de que forma a educação pode salvar a vida dessas mulheres?

Confira abaixo três razões pelas quais é importante é que as meninas frequentem a escola.


1. Para que exerçam seus direitos

Como nos mostra a história, as mulheres tiveram que lutar por seus direitos com o passar dos anos. Contudo, é impossível que elas possam exercer seus direitos sem ao menos conhecê-los. Ir à escola oferece a oportunidade para que muitas mulheres conheçam sua história, seus direitos e, acima de tudo, vislumbrem, além da cultura machista que nos permeia, um mundo mais igualitário.


2. Para aumentar sua expectativa de vida

Muitas mulheres – especialmente nos países em desenvolvimento - ainda sofrem abusos sexuais e são acometidas por DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) por falta de informação. Ir à escola permite que desde cedo as meninas compreendam os limites do seu corpo e as implicações de iniciar a vida sexual.


3. Para que sejam livres

Conhecimento é liberdade. Portanto, ir à escola é um dos primeiros passos para as mulheres alcançarem sua independência (não apenas a financeira). Ao instruírem-se, as mulheres aumentam sua competitividade no mercado de trabalho e diminuem a distância entre os gêneros.




Imagem: WIX


-

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page