Por Gabriele Moura, Diretora da Brasil Canadá Vila Mariana
Muitas famílias, na busca por escolas, procuram abordagens pedagógicas baseadas em metodologias que assemelhem-se à sua forma de educar seus filhos.
Métodos são procedimentos. Assim, tratamos as metodologias de ensino como conjuntos de procedimentos baseados em determinada teoria para atingir os objetivos de aprendizagem estabelecidos de cada faixa etária. E são estes procedimentos que fazem a rotina da escola refletir uma ou outra abordagem.
Há metodologias, como a montessoriana, que pautam o desenvolvimento das crianças em sua auto capacidade de manifestar habilidades e competências e na exploração da autonomia. Com base na teoria construtivista de Piaget, em que o processo de aprendizagem da criança se dá através de uma construção pessoal, dando ao professor o papel de mediador desse processo, muitas escolas apresentam sua abordagem como construtivista.
Para encontrar a melhor abordagem pedagógica para uma criança, é preciso levar em consideração que não há uma metodologia ou abordagem ideal para todas as crianças. Diferentes propostas atendem à diferentes perfis familiares.
A reflexão da família em relação às suas expectativas e convicções é muito importante no momento de decidir qual abordagem melhor a atenderá. Do contrário, a dualidade entre o contexto familiar e o escolar, causará conflitos no processo de desenvolvimento da criança.
Portanto, as abordagens pedagógicas variam em larga escala de escola à escola.
Abordagens com o olhar holístico aos alunos, abordagens mais tradicionais e tantas outras compõe o mercado educacional. Cada qual com suas características e peculiaridades, atendem diferentes cenários familiares. O importante é, ao visitar uma escola, compreender a abordagem adotada naquela rotina e encontrar pontos em comum à forma como a família conduz o desenvolvimento de seus filhos. Para compreender como uma abordagem é colocada em prática no ambiente escolar, é importante que a família se inteire das práticas daquele local.
Questões importantes que devem ser feitas em visitas são: “Quais são os tipos de atividades propostas para as crianças?”, “Quais são as interações que acontecem entre as crianças e os conteúdos de cada faixa etária?” e “Como é feita a avaliação de desenvolvimento dos alunos?”. Dessa forma, a família poderá ponderar se as respostas atendem ao que esperam e vão ao encontro do que é praticado em casa.
Artigo enviado por Gabriele Moura, Diretora da Brasil Canadá Vila Mariana
Saiba mais sobre o Colégio Brasil Canadá Vila Mariana
O Colégio Brasil Canadá soma mais de 20 anos de experiência em ensino bilíngue de qualidade.
Localizado no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, o Colégio Brasil Canadá Vila Mariana tem sua baseada no afeto, na parceria com as famílias, no protagonismo dos alunos, na interação e no brincar, como orienta a Base Nacional Comum Curricular.
Auxiliam na formação de cidadãos globais, conscientes, críticos e reflexivos. A rotina é planejada para desenvolver os nossos pequenos cognitiva, social, física e emocionalmente!
O Colégio Brasil Canadá Vila Mariana se destaca por:
Protagonismo dos estudantes
Criatividade e inovação
Aprendizado por projetos
Para ver a infraestrutura completa e saber qual o valor da mensalidade do Colégio Brasil Canadá Vila Mariana, acesse o comparador de escolas particulares SchoolAdvisor clicando aqui.
Se preferir, entre em contato com o Colégio Brasil Canadá Vila Mariana por WhatsApp, clicando aqui.
Comentários