top of page

Quem adora passar o dia todo na escola põe o dedo aqui!

Por Colégio Rainha da Paz


Desde o início deste ano letivo, o Colégio Rainha da Paz oferece o período integral aos alunos da Educação Infantil e Fundamental l. São três opções de frequência: 2, 3 ou 5 vezes por semana, sempre no período matutino, já que à tarde acontece o turno regular.


O currículo do período integral incorpora as práticas pedagógicas do Colégio, estimulando que as crianças explorem a Natureza presente nos jardins da escola e se apropriem dos diversos espaços durante as brincadeiras. A cada dia da semana acontecem oficinas de capoeira, música, culinária, circo e esportes radicais, desafiando as resistências e as habilidades das crianças.


Muitas propostas surgem de ideias e do interesse das próprias crianças, com seu olhar curioso sobre o mundo. Por exemplo, a partir da observação de pequenos insetos no jardim, o professor explicou que aquelas eram, na verdade, abelhas sem ferrão. Depois de contar histórias indígenas sobre as jataís e sobre a importância de sua preservação, o grupo instalou iscas de garrafa PET para ajudar na reprodução de abelhas nativas. As crianças da Educação Infantil também puderam observar o nascimento de borboletas que estavam em casulos, plantaram milho, aguçando assim uma sensibilidade e um cuidado com todos os seres vivos.


Um dos ganhos deste trabalho é que alunas e alunos que frequentam o período integral têm a oportunidade de participar de turmas multi etárias (de 4 a 6 anos e de 7 a 11 anos). Esta vivência é surpreendente e amplia o aprendizado conjunto a partir de diferentes pontos de vista e trocas. Ao contrário do que o senso comum acredita, não só as mais velhas podem ensinar coisas importantes às pequenas: as mais novas também ajudam as mais velhas a vivenciarem situações por um viés mais lúdico e divertido.


Na rotina estão inclusos dois lanches (um de manhã e um à tarde), bem como o almoço, com alimentos frescos preparados com carinho pela cantina que fica dentro da própria escola. Além de brincar muito, os alunos do Fundamental I têm um tempo reservado para fazer a lição de casa passada no dia anterior. Com todas estas experiências à disposição, como não querer passar o dia na escola?


Artigo e imagem: Colégio Rainha da Paz



Saiba mais sobre o Colégio Rainha da Paz

Fundado em 1950 pelas Irmãs Dominicanas da Congregação Romana de São Domingos, o Colégio Rainha da Paz prioriza uma pedagogia baseada no respeito, cooperação, dignidade e ética.

Como entidade filantrópica sem fins lucrativos, o Rainha dispõe de uma política de bolsas de estudo que atende a critérios sociais de renda. Dessa forma, cerca de 20% do total de alunos matriculados na escola são bolsistas.

A escola ocupa a 5º lugar no Ranking Indicador Docente da SchoolAdvisor na cidade de São Paulo.


Para ter mais informações sobre o Colégio Rainha da Paz, acesse a página da escola no buscador de escolas particulares da SchoolAdvisor nesse link.



コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page