Muitas vezes, uma criança vítima de maus-tratos não comunica aos pais, pois não sabe o que está acontecendo. Por isso, é importante os pais ou responsáveis ficarem atentos aos sinais que podem indicar que algo não vai bem na escola ou mesmo em casa, com a babá.
Conheça algumas situações que podem indicar que seu filho precisa de ajuda:
1- Não quer mais ir à escola
Se seu filho não quer mais ir à escola, pode ser que esteja sofrendo algum tipo de intimidação (bullying) por parte dos colegas; que esteja com excesso de atividades; ou que esteja sendo vítima de alguma situação de maus-tratos. Converse com os educadores para entender o que pode estar motivando o comportamento.
2- Apresenta comportamentos agressivos ao brincar
Se sua filha ou filho grita, bate ou coloca as bonecas de castigo, pode ser um sinal de que algo não vai bem! Isso porque as crianças recriam situações que vivenciam em brincadeiras de faz-de-conta. Quando observar esse tipo de comportamento, pergunte onde seu filho ou filha aprendeu a agir dessa forma.
3- Demonstra medo de contato físico
A criança que sofre maus-tratos tende a se abster de contatos físicos. Se repentinamente seu filho demonstrar medo de contatos físicos, fique atenta a sinais como marcas corporais e arroxeadas e machucados.
4- Volta da escola com assaduras
Se seu filho ou filha ainda utiliza fraldas, é preciso observar se a escola realiza trocas frequentes para o conforto físico da criança. Entenda com a escola qual a frequência das trocas e busque calcular qual seria uma média de fraldas diária utilizada.
5- Apresenta sintomas físicos
Maus-tratos também podem desencadear sintomas físicos como alterações nos sistema digestivo, agressividade e mudanças bruscas no sono. Além disso, marcas corporais e arroxeadas e machucados também devem ser investigados.
Preste atenção aos sinais.
Imagem: wix
Comments