top of page

Será que é hora de mudar meu filho(a) de escola?

Artigo da SchoolAdvisor


A escola é o primeiro ambiente onde as crianças se desenvolvem socialmente longe das famílias, criam conexões, e ampliam suas visões para além dos valores familiares. É a escola que ajuda os alunos a despertarem suas aptidões, descobrirem suas paixões e definir parte de quem serão no futuro.

Nós, os pais e mães, sentimos - e muito - o peso dessa responsabilidade!


Se engana quem pensa que essa escolha se dá uma ou poucas vezes na jornada acadêmica: essa decisão acontece todos os anos, ou melhor, todos os dias. E o momento da rematrícula é a reafirmação de que você, como família, está satisfeito e de acordo com a proposta da escola. Mas nem sempre é assim, não é mesmo? Muitas vezes não concordamos tanto assim, mas temos receio de comunicar.


Uma pesquisa recente da SchoolAdvisor revelou que 54% das famílias acredita que os filhos podem sofrer retaliações na escola em decorrência de reclamações da família. E uma informação assustadora: 6% disse que já passou por essa situação!


É importante que você sinta que a escola é um espaço seguro e aberto ao diálogo. Isso porque a educação é um processo construído em conjunto: não existe um filho em casa e outro filho na escola. Seu filho é uma pessoa única, um ser humano integral, e que precisa se sentir acolhido em suas necessidades em qualquer lugar que esteja.


Confira quatro indícios de que pode estar na hora de mudar seu filho ou sua filha de escola:

  1. Vocês não se identificam mais com os valores ou com a proposta pedagógica da escola;

  2. Seu filho(a) não se adapta à rotina e ao ritmo proposto pela escola, e isso está impactando na sua qualidade de vida;

  3. Seu filho(a) não demonstra mais interesse em frequentar a escola: não tem amigos ou qualquer outra motivação;

  4. Você não encontra um espaço seguro para dar sua opinião ou entender determinadas condutas da escola que incomodam ou que não estão alinhadas com a proposta inicial apresentada para a família.

E se estiver buscando uma escola, participe dos 4 Passos Facilitadores para encontrar uma Escola, uma metodologia proprietária da SchoolAdvisor, com ferramentas para apoiar as famílias, que propõe reflexões e processos para que façam uma escolha educacional mais assertiva. Clique aqui para saber mais.


Outros conteúdos que podem te interessar




Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page