Com certeza você sabe que a infraestrutura da escola é seu cartão de visitas e um fator importante no processo decisório, certo? Mas você sabia que a infraestrutura e a disponibilidade de materiais refletem diretamente nos resultados educacionais?
Essa é a conclusão de um estudo realizado pela OCDE, com os países que participaram do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Segundo o documento, o desempenho em leitura foi melhor nos países que disponibilizam para os estudantes materiais como computadores, bibliotecas e laboratórios.
O Plano Nacional de Educação (PNE), documento criado a cada 10 anos que traça diretrizes e metas para a educação no Brasil, configura padrões mínimos de infraestrutura no ensino fundamental, entre elas:
- iluminação, insolação, ventilação, água potável, rede elétrica, segurança e temperatura ambiente
- instalações sanitárias
- espaços para esporte, recreação e biblioteca
- acessibilidade
- atualização e ampliação do acervo das bibliotecas
- mobiliário, equipamentos e materiais pedagógicos
- informática e equipamento multimídia
O PNE 2014-2024 estabelece, ainda, especificações para o cálculo dos insumos necessários mínimos para cada etapa da educação básica. Uma escola que oferece Fundamental 1 e tem 480 alunos, por exemplo, deve ter 10 salas de aula, 2 salas para direção e equipe, 1 sala de professores, 1 sala de leitura/biblioteca, 1 laboratório de ciências, 1 laboratório de informática, 1 refeitório, 1 copa/cozinha, 1 quadra coberta, 1 parque infantil, 4 banheiros, 3 espaços para depósitos, 1 sala de TV/DVD e 1 sala de reprografia. A área aproximada dessa escola será de 1.150m2. Os equipamentos e materiais incluem vários itens para esportes e brincadeiras, coleções e materiais bibliográficos, equipamentos para áudio, vídeo e fotos, informática, mobiliários e aparelhos em geral.
Fontes: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/GRTm6wXG9DWt7Rxrh9ff6Qr/?lang=pt# e Correio Braziliense
Imagem: freepik
Comentarios