Muitas famílias se viram forçadas a mudar seus filhos de escola devido às dificuldades financeiras. Mas será que quem matricula seu filho em uma escola mais barata, sente diferença de qualidade?
Maria Alice Carraturi. Doutora em Educação pela USP, diz que nem sempre:. “O que é preciso ver é a qualidade do professor. Ele tem de ser bem remunerado e bem formado. A escola pode oferecer tantas atividades, usar tecnologias, mas, se não tem qualidade do corpo docente, essas coisas ficam perdidas."
Na maior parte das vezes, as escolas mais caras investem mais em corpo docente, já que existe um consenso no mercado de que o pagamento de salários representa em média 70% dos custos da escola. "Há escolas de elite que só contratam professores com no mínimo mestrado e pagam salários melhores do que universidades prestigiadas.", diz a especialista.
As escolas de baixo custo, por sua vez, têm como valor agregado o uso da tecnologia para redução de custos. Geralmente gerenciadas por grupos educacionais, a escala proporciona a redução dos custos operacionais e, consequentemente, o investimento otimizado em corpo docente.
No entanto, isso não quer dizer que uma escola mais cara necessariamente seja melhor do que uma barata: há famílias que não veem valor em uma escola de alto custo e não estão dispostas a pagar por certos diferenciais que essas instituições oferecem, como corpo docente estrangeiro ou bilinguismo.
Para os pais que estão vivenciando esse momento, temos algumas dicas para avaliar o corpo docente no momento da visita à escola:
✅Pergunte sobre os critérios de seleção dos professores e os programas de formação e reciclagem oferecidos pela instituição de ensino
✅Converse com outras famílias que já frequentam a escola para entender a percepção sobre a didática e a rotatividade dos professores
✅Investigue se os professores lecionam disciplinas relacionadas às suas áreas de sua graduação
✅Tenha em mente que nem sempre o tempo de experiência do docente conta: muitas escolas estão chegando ao mercado com propostas totalmente inovadoras, e contar com um corpo docente jovem pode ser um ponto extremamente positivo para a incorporação das metodologias
Imagem: Wix
Comments