O TDAH é um transtorno neurobiológico de origem genética que surge na infância e geralmente acompanha toda a vida. É caracterizada por desatenção, inquietação e impulsividade. Às vezes chamado de ADD (Distúrbio de Déficit de Atenção).
Quer entender melhor sobre o TDAH em crianças? Siga o conteúdo que preparamos para você e descubra como lidar com crianças que possuem esse transtorno e quais são os tratamentos. Boa leitura!
SINTOMAS
- Desatenção
A criança se distrai facilmente. Assim que um novo brinquedo aparece, há uma atividade diferente ou um barulho alto, a atenção desaparece. Para de ouvir qualquer pessoa e ocupa a cabeça com outras coisas. Portanto, a desatenção também pode ocorrer ao fazer tarefas escolares ou completar tarefas domésticas simples.
- Agitação incontrolável
Crianças hiperativas não conseguem ficar quietas. Elas correm, movem os objetos ao redor e falam sem parar, tudo isso incluindo a necessidade de estarem sempre ocupadas com certas coisas. Estas crianças nunca parecem estar entediadas e requer atenção constante dos pais. As pessoas geralmente confundem esse tipo de problema com educação ruim e usam sermões para suprimir as crianças.
- Dificuldade de compreender instruções
Se a criança não entender as orientações da primeira, segunda e terceira vez, acredita-se que ela possa ser hiperativa. Uma criança com TDAH não segue as instruções para completar ou realizar tarefas, não porque seja preguiçosa ou relutante, mas porque não consegue entender tudo o que está sendo dito.
- Ansiedade
Nesse caso a ansiedade é passageira, porém, a criança não consegue se acalmar. Se fizerem perguntas, respondem antes de qualquer outra pessoa, pois não aguentam esperar a sua vez e nem realizar atividades escolares com calma. Esse sintoma também pode ser mal interpretado por outras pessoas, porque elas começam a marcar seu filho como inconveniente.
TRATAMENTO
É indicada a Terapia Cognitiva Comportamental;
Tratamento multimodal, ou seja, combinação de medicamentos, em casos específicos;
Geralmente, o trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar , composta de profissionais especializados;
Técnicas de relaxamento e meditação;
Importante para que o tratamento se torne eficaz, é que os pais e professores se envolvam na rotina da criança/adolescente, organizando o ambiente, em sua totalidade, inclusive na parte alimentar.
QUAIS PROFISSIONAIS PODEM AJUDAR
Não há restrição quanto à formação do profissional que faz o diagnóstico do TDAH. Psicólogos, médicos psiquiatras e neurologistas podem igualmente realizar um diagnóstico clínico, desde que tenham experiência e prática profissional extensa com estes pacientes.
Artigo escrito por Grupo Educare
- Denise Mineiro, Gestora Educacional do Grupo Educare - DM@denisemineiro.com | (11) 99268-0628
- Márcia Cabaritti - marcia.cabaritti@gmail.com
- Christina Carbonaro - Pedagogia e Psicopedagogia Clínica e Instituciona | christinacarbonaro@gmail.com.br
- Lia Castelo - (11) 99966-1729
Comentarios