O fonoaudiólogo trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas a promoção de saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia.
A fonoaudiologia educacional tem enfoque na prevenção e promoção da saúde, atuando junto a direção da escola, pais, professores e alunos.
O papel do fonoaudiólogo é decisivo na educação infantil, na educação especial e no ensino fundamental. A atuação no período chamado de “primeiras aprendizagens” é de extrema importância. Por exemplo, uma criança com atraso de desenvolvimento de linguagem e/ou de fala poderá ter dificuldades na alfabetização, e uma que criança que não estiver bem alfabetizada terá dificuldades em todas as disciplinas do currículo escolar. É na pré-escola que as crianças aperfeiçoam a linguagem oral e desenvolvem importantes noções de escrita.
O fonoaudiólogo orientará professores e familiares do aluno que apresentarem dificuldade de aprendizagem, e poderá acompanhar a evolução dos tratamentos realizados fora da escola.
Artigo escrito pela fonoaudióloga escolar Leticia Pifaia Barros
Imagem: Wix
Comments