top of page
estudante ensino médio

A SchoolAdvisor te ajuda a escolher uma escola de ensino médio

Os desafios para escolher uma escola de ensino médio são totalmente diferentes dos demais níveis de ensino. Isso porque é preciso ter alguma clareza sobre os objetivos do estudante ao concluir a escola: é entrar em uma universidade? É estudar no exterior? É ingressar no mercado de trabalho? Se vocês ainda não tiveram essa conversa na sua casa, está na hora de refletir! Esse é o primeiro passo para escolher uma escola de ensino médio.

 

E nada de passar por esse processo sozinho ou sozinha: a participação dos pais e do aluno no processo de decisão da escola é fundamental.

Para que você encontre, compare e escolha Escolas de Ensino Médio em todo o Brasil, a SchoolAdvisor preparou este Guia de Escolas! 

Alunos ensino medio
5 dicas para escolher a melhor escola de ensino médio

1. Listem suas prioridades: discutam em família o que a escola deve oferecer e quais são os critérios de exclusão

2. Busquem com antecedência: comecem a seleção de escolas com antecedência à data do início das aulas, assim vocês poderão avaliar as opções com calma

3. Conheçam e comparem: as escolas têm propostas muito diversas. Comparem o que as escolas oferecem no comparador de escolas da SchoolAdvisor

4. Ouça a escola com atenção e faça perguntas: se prepare para a vista, anotando suas principais dúvidas. Ouça atentamente o que a escola tem a dizer e peça para conhecer os espaços e materiais utilizados

5. Converse com outros alunos: peça indicações para outras famílias e converse com alunos que estudam ou já estudaram na escola

>> Na SchoolAdvisor você pode ler depoimentos sobre as escolas, acesse o comparador de escolas aqui.

Jornada escolher escola

Tipos de diploma do Ensino Médio

O Ensino Médio é um momento de tomada de decisões: qual carreira seguir, qual faculdade prestar e qual tipo de diploma ter ao concluir os estudos. Para decidir qual diploma será o melhor para o futuro que deseja, é preciso saber qual será o próximo passo, depois da formatura no ensino médio.

 

Conheça os tipos de diploma possíveis e qual a finalidade de cada um!

Diploma de Conclusão do Ensino Médio

É o diploma básico obtido após a conclusão da escola, ao término dos três anos do ensino médio, fornecido pela escola onde o aluno se formou. 

Características:

  • Requisito para ingressar nas faculdades e universidades brasileiras

  • Pode ser utilizado para carreiras e empregos de nível inicial

Diploma de Ensino Técnico

 

O diploma de ensino técnico é recomendado para estudantes que desejam ter uma especialização técnica e profissional, juntamente com a formação no ensino médio. Geralmente a carga horária é maior que o ensino médio tradicional, mas permite que os estudantes ingressem diretamente no mercado de trabalho em carreiras que exigem nível técnico.

Características:

  • Facilita o ingresso no mercado de trabalho

  • Ênfase em habilidades técnicas e treinamento profissionalizante

Duplo Diploma Internacional

O duplo diploma internacional é a opção recomendada para estudantes que desejam ter o certificado de conclusão do ensino médio brasileiro e, ao mesmo tempo um equivalente em país estrangeiro. A vantagem é que ele permite ingressar em faculdades e universidades em todo o mundo. O duplo diploma geralmente é oferecido por escolas internacionais ou por escolas que oferecem o programa de High School no contraturno escolar.

Características:

  •  Formação educacional com ênfase global

  • Pode ser utilizado para ingressar em universidades em todo o mundo

  • Proficiência em mais de um idioma

>> Se você quer saber mais sobre como as educação nas escolas internacionais, clique aqui.

  • São Paulo - Escolas na Zona Oeste
    Jaguaré e Vila Leopoldina Pinheiros e Vila Madalena Lapa e Perdizes - Guia de Escolas Lapa e Perdizes - Grupo de WhatsApp Butantã e Jardim Bonfiglioli - Guia de Escolas Butantã e Jardim Bonfiglioli - Grupo de WhatsApp Granja Viana Buscar por endereço
  • São Paulo - Escolas no Centro
    Jardins e Cerqueira César Higienópolis, Santa Cecília e Pacaembú Consolação e Bela Vista Buscar por endereço
  • São Paulo - Escolas na Zona Sul
    Moema e Vila Mariana - Guia de Escolas Moema e Vila Mariana - Grupo de WhatsApp Itaim, Vila Olímpia e Vila Nova Conceição Cidade Jardim, Morumbi e Real Parque - Guia de Escolas Cidade Jardim, Morumbi e Real Parque - Grupo de WhatsApp Brooklin e Campo Belo - Guia de Escolas Brooklin e Campo Belo - Grupo de WhatsApp Santo Amaro e Chácara Santo Antônio Jabaquara e Vila Mascote Saúde e Chácara Klabin Ipiranga e Sacomã Cidade Dutra e Grajaú Buscar por endereço
  • São Paulo - Escolas na Zona Leste
    Tatuapé e Anália Franco Penha Mooca e Vila Prudente São Mateus São Miguel Parque São Lucas, Vila Alpina e Sapopemba Buscar por endereço
  • São Paulo - Escolas na Grande São Paulo
    São Caetano do Sul Diadema Embu Guaçu Guarulhos Aldeia da Serra, Alphaville e Tamboré Cotia e Granja Viana Buscar por endereço
  • Campinas e região
    Barão Geraldo - Campinas Vila Industrial - Campinas Vinhedo e Valinhos Buscar por endereço
  • São José dos Campos
    Escolas na região de Urbanova e Aquárius em São José dos Campos
Ensino medio estudantes
5 perguntas para escolher uma escola de Ensino Médio

1. Como a escola lida com necessidades específicas de aprendizagem dos alunos?

No Ensino Médio, muitos conteúdos são aprofundados e revisados. Por isso, podem surgir dificuldades no caminho. É importante que a escola ofereça aulas de reforço, caso necessário.

2. A escola oferece suporte emocional para os alunos?

A pressão pela aprovação nos Vestibulares, o término da escola e do vínculo diário com os amigos próximos e a transição para a vida adulta: todos esses fatores podem impactar emocionalmente os estudantes. A escola está pronta para acolher?

3. Qual o índice de aprovação nos vestibulares?

Talvez vocês não estejam considerando o ingresso em uma faculdade nesse momento, mas conhecer o índice de aprovação dos vestibulares pode ser um bom indicador da formação acadêmica proposta pela escola.

4. Como a escola apoia os alunos na escolha profissional?

É no Ensino Médio que a maior parte dos estudantes decide seu futuro profissional. E a escola tem um papel importante no direcionamento vocacional dos alunos. 

 

>> Entenda aqui  tudo o que as escolas oferecem para apoiar os jovens na escolha da profissão

As dúvidas mais comuns das famílias que estão buscando escolas de ensino médio

Quando devo começar a procurar escolas?

A SchoolAdvisor realizou uma pesquisa e descobrimos que o processo de busca por escolas pode demorar até 9 meses. Por isso, é importante começar a procurar com antecedência à data da matrícula, assim vocês terão tempo suficiente para analisar com calma as melhores opções. 

Talvez faça algum tempo que a família tenha passado pelo processo de escolha de escolas; e provavelmente será a primeira vez do estudante nesta jornada. Por isso, se vocês quiserem algumas ferramentas para ajudar, a SchoolAdvisor preparou uma Jornada de 4 Passos Facilitadores para Escolher uma Escola da SchoolAdvisor. São 4 ferramentas GRATUITAS que podem ajudá-los a tomar a melhor decisão - clique aqui para acessar.


Você já sabe o que está buscando?

> Clique aqui para buscar escolas por localização no comparador de escolas da SchoolAdvisor.

 

Como escolher a localização da escola?

Os horários de aula no ensino médio podem ser bastante flexíveis. Por isso, é interessante escolher uma escola de fácil acesso por meio de transporte público, bicicleta ou mesmo a pé.

A segurança nas imediações da escola também é um ponto bem importante a ser considerado. Avaliem em diferentes dias e horários como é o policiamento local e busquem informações sobre a criminalidade na região. 

Caso a escola não ofereça alimentação, não esqueça de observar as opções de comércios e restaurantes próximos.

Como avaliar o material didático da escola? 


O material didático utilizado pelas escolas no ensino médio tem uma grande importância na organização dos estudos, na revisão dos conteúdos e na preparação para os vestibulares. É bastante comum que as escolas utilizem sistemas de ensino ou apostilas nesta etapa de ensino. Escrevemos 6 perguntas que  podem te ajudar a descobrir se o material didático é adequado:

1. O material didático pode ser usado com ou sem ajuda do professor?

2. O material didático pode ser usado individualmente ou em grupos?

3. O material didático estimula as habilidades a oralidade e a escrita?

4. O material didático é flexível, adaptável às realidades dos estudantes e favorece a revisão dos conhecimentos?

5. O material didático está alinhado à proposta pedagógica da escola?

6. Os professores são familiarizados com o material didático?

Como saber se os professores de uma escola são bons?

 

Para os estudantes do Ensino Médio, é fundamental que os professores sejam capazes de engajar o grupo com os conteúdos. Se for de leve, divertida e motivadora, ainda melhor! Por isso, não acredite que idade ou tempo de experiência em sala de aula é o fator mais importante para avaliar os professores: muitas vezes, professores mais jovens tem maior capacidade de interagir e de se comunicar co o grupo. 

A didática também é bem importante, afinal, o ensino médio é a última etapa da jornada escolar e muitos conteúdos serão revisados nos próximos três anos.

​É importante avaliar o índice de aprovação da escola nos vestibulares e no ENEM?

O índice de aprovação da escola nos vestibulares e nota do ENEM são critérios muito utilizados na escolha da escola pelos estudantes que desejam ingressar direto em uma faculdade ou universidade. Se este for o seu projeto de vida após a conclusão do ensino médio, então são critérios importantes e que devem ser avaliados no processo de escolha da escola.

No entanto, ingressar em uma universidade não é o único caminho possível logo após a formatura no ensino médio. Muitos estudantes optam por fazer um intercâmbio, ou ingressar em um curso preparatório até terem mais clareza sobre a carreira que desejam seguir. Neste caso, os critérios relacionados à aprovação nos vestibulares são menos relevantes.

Faculdade sem Vestibular existe?

A resposta é sim! Confira 3 formas de entrar na faculdade sem prestar vestibular

1. SiSU: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa criado pelo Governo Federal que concede vagas nas universidades públicas conveniadas. O SiSU acontece duas vezes por ano, e qualquer estudante que obteve nota superior a zero na redação do ENEM pode se inscrever.

 

2. ProUni: o Prouni oferece bolsas parciais e integrais para estudantes de baixa renda em universidades particulares conveniadas . Confira os requisitos para se inscrever! 

 

3. ENEM: diversas instituições de ensino superior particulares consideram a nota obtida no exame como critério de seleção dos candidatos. As condições podem variar de faculdade para faculdade, por isso, consulte a instituição desejada.

>> Leia mais artigos sobre Vestibulares aqui

Vestibular

O que você precisa saber antes de escolher uma escola de ensino médio

As escolas de ensino médio são credenciadas e regulamentadas pelas Secretarias Estaduais, por meio das Delegacias de Ensino, onde você pode consultar a informação sobre a autorização de funcionamento.

No Ensino Médio, os professores deverão ter formação específica para a área de conhecimento em que atuam, através da Licenciatura ou do Bacharelado com Complementação Pedagógica, até 2024.

Os professores e funcionários devem ser capacitados com noções em primeiros socorros, conforme a  Lei Lucas (13722/18), sancionada em 2018. As escolas também precisam ter de kits de primeiros socorros e afixar, em local visível, a certificação que comprove a capacitação dos profissionais.

A Infraestrutura deve contar não apenas com espaços que incentivem os estudos, mas também que possibilitem momentos de descompressão e socialização. Salas de aula climatizadas e bem iluminadas, mobiliário de tamanho adequado, espaços compatíveis às atividades desenvolvidas e ao número de alunos, quadras de esportes e equipamentos que favorecem o aprendizado prático (como laboratórios bem equipados) são pontos importantes na estrutura das escolas de ensino médio.

> Para saber o que avaliar na infraestrutura da escola de ensino médio, leia este post.

bottom of page