Guia de Escolas Particulares no Rio de Janeiro
Se você está procurando a melhor escola particular para o seu filho ou filha na cidade do Rio de Janeiro, você está no lugar certo! A SchoolAdvisor, empresa especializada em ajudar famílias a encontrarem escolas particulares, preparou esse Guia de Escolas Particulares no Rio de Janeiro para que você saiba tudo o que precisa sobre os colégios da cidade.
O Rio de Janeiro possui aproximadamente 1.950 escolas particulares, entre colégios bilíngues, escolas internacionais e escolas tradicionais! Os colégios que atendem desde o Berçário até o Ensino Médio estão distribuídos em 163 bairros! Por isso, esteja você buscando uma escola Construtivista, Waldorf, com Metodologia Própria ou mesmo Montessori, saiba que existem opções e nós vamos te ajudar.
No Guia de Escolas Particulares no Rio de Janeiro da SchoolAdvisor, você encontra informações sobre as principais escolas particulares da cidade, incluindo suas características, mensalidades e os bairros onde estão localizadas.
Além disso, você também vai saber o que precisa considerar para escolher a melhor escola para o perfil do seu filho.
Veja agora um resumo do que você vai encontrar neste guia de escolas:
1- Quais são as melhores escolas particulares do Rio de Janeiro?
2 - Conheça as escolas recomendadas no Rio de Janeiro
3- Saiba o que observar na Infraestrutura da escola particular no Rio de Janeiro
4- Quanto custa a mensalidade escolar no Rio de Janeiro
5- 10 perguntas para escolher uma escola particular no Rio de Janeiro
6- Conheça os bairros onde estão as melhores escolas particulares no Rio de Janeiro
7- Leia mais dicas sobre escolas particulares e educação
Quais são as melhores escolas particulares do Rio de Janeiro
Escolher a melhor escola ou colégio particular para os filhos é uma tarefa muito importante e desafiadora, já que cada aluno possui uma necessidade diferente para atingir seu máximo potencial de aprendizado. O que pode ser considerado a melhor escola para um estudante pode não ser necessariamente a escolha ideal para outro.
Mas escolher uma escola não precisa ser um momento solitário e cheio de dúvidas! A SchoolAdvisor vai te ajudar.
A primeira coisa que você precisa fazer ao escolher uma escola particular é listar as prioridades da sua família. Defina quanto você pode pagar pela mensalidade, qual é a melhor localização, o que é imprescindível para você em termos de infraestrutura e qual tipo de material didático você acredita mais.
Conhecer a metodologia de ensino adotada pela instituição também é fundamental. Isso porque cada abordagem tem suas particularidades e pode impactar o desenvolvimento do aluno de maneiras diferentes.
A abordagem tradicional, por exemplo, valoriza a transmissão de conteúdo e a preparação para as provas e vestibulares. Já as escolas construtivistas buscam estimular a capacidade crítica de cada estudante.
Na pedagogia Montessori, a autonomia e a autoconfiança dos alunos é a prioridade. E a abordagem Waldorf busca um equilíbrio entre o aprendizado acadêmico e o desenvolvimento de habilidades artísticas. É essencial avaliar qual dessas abordagens é mais adequada ao perfil do seu filho.
Continue lendo o Guia de Escolas Particulares do Rio de Janeiro para descobrir quais são as melhores escolas e colégios particulares no Rio de Janeiro.
Conheça as Escolas Recomendadas no Rio de Janeiro
Clique no nome das escolas para ver mais informações sobre cada uma.
Escolas recomendadas na Zona Norte do Rio de Janeiro
> Colégio e Curso Ao Cubo Tijuca
O Colégio Ao Cubo tem um ensino que aposta em afetividade e em uma moderna estratégia de ensino para alcançar resultados acadêmicos de excelência. As aprovações em universidades públicas e particulares, no fim da vida escolar, são apenas o último passo de uma jornada marcada por acolhimento, apoio socioemocional e suporte durante o processo de amadurecimento.
O Colégio Qi é uma instituição de educação bilíngue criada em 1994 por um grupo de professores que desejava assegurar ensino e educação de qualidade no Rio de Janeiro. Possui duas unidades na Zona Norte: Metropolitano e Tijuca.
Escolas recomendadas na Zona Oeste do Rio de Janeiro
No Recreio, o Colégio Ao Cubo tem um ensino que aposta em afetividade e em uma moderna estratégia de ensino para alcançar resultados acadêmicos de excelência. Na Barra, o colégio oferece uma educação global, determinada em formar agentes para transformar o mundo em um espaço mais igualitário, diverso e sustentável.
Possui duas unidades na Zona Oeste: Barra e Recreio.
Possui três unidades na Zona Oeste: Freguesia, Jacarepaguá e Recreio.
Possui duas unidades: Jacarepaguá e Recreio
Localizada na Av. José Silva de Azevedo Neto, 309 (em frente ao condomínio Península), com 16 mil m² de área, os espaços da Escola Eleva Barra da Tijuca foram intencionalmente construídos para estimular a criatividade e o prazer pela aprendizagem, seguindo tendências mundiais na educação.
A Escola Bilíngue Carolina Patrício desenvolve os líderes do futuro, combinando fluência em múltiplos idiomas com habilidades socioemocionais. O programa bilíngue, reconhecido internacionalmente, integra conhecimentos de diversas áreas para destacar a aplicação prática do aprendizado tanto em contextos globais quanto locais.
Com três unidades - Barra da Tijuca, Gente Miúda e Golfe Olímpico, a instituição atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio
Com uma estrutura cuidadosamente planejada para bebês de quatro meses a crianças de seis anos de idade, a equipe pedagógica pode focar no que sabe fazer de melhor: proporcionar uma educação de excelência que desenvolve as habilidades intelectuais e socioemocionais dos alunos, preparando-os integralmente para as próximas etapas da vida.
> Centro Educacional Miraflores - Unidade Tijuca
Ensino baseado no Construtivismo de Jean Piaget, na teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, na Filosofia para Crianças, de Mathew Lipman, e nas Neurociências Cognitivas de Stephen Krashen, base científica para o ensino bilíngue.
A Sap é uma escola sociointeracionista que acredita que o ato de ensinar deve partir de situações que fomentem a participação ativa dos alunos.
Escolas recomendadas na Zona Sul do Rio de Janeiro
Baseado na teoria construtivista, o trabalho d’Os Batutinhas é ancorado na visão de que a criança assume o lugar de protagonista no seu processo de aprendizagem, construindo conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesma.
> Colégio e Curso Ao Cubo Botafogo
No Recreio, o Colégio Ao Cubo tem um ensino que aposta em afetividade e em uma moderna estratégia de ensino para alcançar resultados acadêmicos de excelência. Na Barra, o colégio oferece uma educação global, determinada em formar agentes para transformar o mundo em um espaço mais igualitário, diverso e sustentável.
Em uma construção centenária em frente à Praia da Urca, no antigo prédio que já foi casa do Cassino da Urca, TV Tupi e IED, os alunos têm à disposição instalações modernas para que possam se desenvolver ao máximo e viver experiências significativas ao longo dos últimos anos de sua vida escolar.
> Escola Eleva - Unidade Botafogo
Localizada em Botafogo, com 12,6 mil m2 de área, a casa é uma construção centenária, cuja história sempre esteve ligada à educação e que hoje temos orgulho de preservar e ocupar. Nossas salas de aula diferenciadas aproximam professores e alunos e incentivam o aprendizado e o debate. São 2 Bibliotecas, 2 Maker Spaces, 4 laboratórios, 2 salas de música e 3 salas de arte.
A Escola Sá Pereira busca um ambiente de aprendizagem estimulante em que a cooperação, a indagação e a emoção sejam férteis. Um espaço no qual a qualidade das relações humanas e o exercício da escolha e da decisão favoreçam a construção gradativa de um sistema de valores morais.
Possui duas unidades na Zona Sul: Botafogo Infantil e Botafogo Fundamental e Médio.
Desde 1915, o Colégio Franco-Brasileiro tem a sua filosofia baseada nos valores da justiça, honestidade e solidariedade, visando estimular a formação integral dos alunos que, atuantes e críticos, poderão contribuir para uma sociedade mais justa e democrática.
> Colégio Inovar Veiga de Almeida
O DNA do Colégio Inovaer Veiga de Almeida é moldado nos 4 pilares: Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, promovendo o desenvolvimento global do estudante integrando as habilidades e as inteligências Emocional, Social e Cognitiva, buscando o extraordinário de cada aluno.
> Centro Educacional Miraflores - Unidade Laranjeiras
Baseado no Construtivismo de Jean Piaget, na teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, na Filosofia para Crianças, de Mathew Lipman, e nas Neurociências Cognitivas de Stephen Krashen, base científica para o ensino bilíngue.
> OLM Our Lady of Mercy School
A OLM - Our Lady of Mercy Schools é uma escola católica americana, aberta a todos os credos e nacionalidades, cuja missão é preparar os alunos para as exigências de um mundo globalizado e em constante mudança. Oportunidades de aprendizagem estimulantes tornam os alunos cidadãos responsáveis, éticos e conscientes.
Conheça os critérios para definição das Melhores Escolas no Rio de Janeiro
Ao escolher uma escola particular, seja de Berçário ou de Ensino Médio, é muito importante se certificar de que a infraestrutura é adequada. Um colégio com uma estrutura de boa qualidade proporciona um ambiente seguro e confortável para os alunos, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades pessoais e, consequentemente, seu aprendizado.
Mas engana-se quem pensa que a infraestrutura do colégio é apenas a estrutura física, como a biblioteca, os laboratórios maker, as salas de aula, a cantina e a quadra de esportes. O mobiliário das salas de aula, os recursos de tecnologia disponíveis para os alunos (como computadores e tablets), e a disponibilidade de materiais didáticos, como livros e outros recursos de apoio ao aprendizado, também fazem parte da Infraestrutura de uma boa escola.
Outro ponto importante que você precisa para encontra a melhor escola particular para o seu filho ou sua filha, é que a infraestrutura dos colégios deve ser apropriada para os níveis de ensino atendidos. Por exemplo, no Berçário, Creche e Educação Infantil, é preferível que os móveis da sala de aula estejam na altura das crianças e que sejam de fácil higienização. No Ensino Fundamental, que compreende do 1º ao 9º ano escolar, é recomendável que os alunos tenham acesso a pelo menos um laboratório de ciências e biblioteca. Já no Ensino Médio, quando as turmas ficam maiores, é necessário que as salas de aula tenham um tamanho compatível com a quantidade de alunos. Se você quiser saber mais sobre o assunto, consulte o Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2024) um documento que estabelece as especificações técnicas para o cálculo dos insumos necessários para cada etapa da educação básica.
Com o objetivo de ajudar as famílias a avaliarem a infraestrutura das escolas e dos colégios particulares, a SchoolAdvisor desenvolveu o Selo de Infraestrutura da SchoolAdvisor, um qualificador proprietário que utiliza parâmetros referenciados no Plano Nacional da Educação e dados autodeclarados pelas escolas no Censo Escolar do INEP. Confira mais informações a seguir!
Conheça o Selo Destaque Infraestrutura SchoolAdvisor
Cinco fatores são levados em consideração para o cálculo da pontuação das escolas particulares e premiação com o Selo estaque Infraestrutura da SchoolAdvisor:
1. Salas disponíveis (SIMCAQ) - Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
2. Padrão de qualidade referência (SIMCAQ) - Infraestrutura mínima para atendimento das turmas;
3. Dados de infraestrutura autodeclarados pelas escolas no Censo Escolar (INEP)
4. Pesquisa realizada com usuários da plataforma SchoolAdvisor para identificar quais itens de infraestrutura são mais importantes na visão das famílias
5. Avaliações quantitativas e qualitativas realizadas no site e na comunidade da SchoolAdvisor.
Para consultar se as escolas que você está escolhendo possuem o Selo Destaque Infraestrutura da SchoolAdvisor, acesse o comparador de escolas www.schooladvisor.com.br.
O que observar na Infraestrutura da escola particular no Rio de Janeiro
1. As salas de aula têm boa iluminação, são ventiladas e o tamanho é adequado para o número de alunos da turma?
2. O mobiliário da sala - mesas, cadeiras e armários - estão conservados? A altura dos móveis é apropriada para o tamanho dos alunos e são de um material que permite a higienização?
3. A escola conta com ambientes dinâmicos e estimulantes para os esportes, inclusive cobertos para dias de chuva?
4. A biblioteca tem livros sobre temas diversos e atualizados?
5. Os sanitários são limpos, ventilados e iluminados? Estão distribuídos por todo o colégio e garantem a privacidade dos estudantes?
Se você quer saber mais, clique no botão abaixo e receba um Checklist de Infraestrutura completo!
Quanto custa a mensalidade escolar no Rio de Janeiro
Encontrar a melhor escola particular é uma tarefa que precisa de muita pesquisa e comparação por parte das famílias. Isso porque avaliar cada escola, levando em consideração diferentes fatores, como abordagem pedagógica, localização, infraestrutura, qualidade dos professores, material didático utilizado e cursos extracurriculares, não é tão simples. E se torna ainda mais difícil quando a família precisa que tanto os critérios objetivos quanto os subjetivos de escolha da escola caibam no bolso!
Selecionar um colégio com mensalidade compatível com a renda familiar é muito importante para manter o orçamento saudável. Profissionais de Finanças Pessoais afirmam que os gastos com escolas e educação não devem ultrapassar 20% dos rendimentos da família. Na escola particular, esse valor precisa englobar não somente a mensalidade escolar, mas também o uniforme, o material escolar, o transporte, os passeios e os cursos extracurriculares.
No Rio de Janeiro, a mensalidade escolar média entre as escolas particulares é de R$ 2.100. Isso quer dizer que, para um aluno que estudará do Berçário até o término do Ensino Médio, a estimativa é um gasto aproximado de R$ 1.025.000, apenas em mensalidades.
Para ajudar as famílias que estão escolhendo colégios particulares, a SchoolAdivsor desenvolveu a Calculadora de Gastos com a Escola. Uma ferramenta que calcula quanto você vai precisar investir na educação dos seus filhos, do Berçário até o final do Ensino Médio. Clique no banner abaixo e faça quantas simulações quiser: a ferramenta é gratuita.
10 perguntas para fazer ao visitar uma escola no Rio de Janeiro
-
Como é o processo de adaptação dos alunos em cada nível de ensino?
-
O que a escola oferece de apoio pedagógico para os estudantes que têm dificuldades em acompanhar o conteúdo?
-
Qual é o sistema de ensino da e como ele ajuda no aprendizado dos alunos?
-
Como a escola conversa com os estudantes sobre temas sensíveis como sexualidade, bullying e drogas? Existem políticas de prevenção?
-
Os alunos podem participar de projetos sociais promovidos pela escola, como voluntários?
-
O que a escola espera do aluno quando ele se forma, em termos de habilidades, competências e valores?
-
A escola incentiva a participação dos alunos em campeonatos e competições, de Artes e Esportes?
-
Como a escola avalia o aproveitamento pedagógico dos alunos?
-
A escola investe na formação e atualização dos professores? Como isso se reflete na qualidade do ensino?
-
A escola valoriza o protagonismo dos estudantes? Os alunos têm voz ativa na escola e suas demandas são ouvidas pela direção?
Se você quer saber mais, clique no botão abaixo e recebe um Checklist de Visitas completo!
Conheça os bairros onde estão as melhores escolas particulares do Rio de Janeiro
Escolher a melhor escola particular para o seu filho ou sua filha envolve muitos fatores, e certamente a localização do colégio é um dos critérios mais importantes! Nos Estados Unidos, por exemplo, é muito comum que as famílias escolham o bairro onde vão morar analisando a qualidade das escolas da região. Isso porque lá a maior parte das escolas é pública, e não é possível escolher a localização do colégio.
No Brasil, cada vez mais observamos essa prática se tornando comum. Por isso, se você está escolhendo o bairro onde vai morar no Rio de Janeiro e considerando as escolas da região para a decisão, veja abaixo quais são os principais bairros da cidade.
Onde estão as escolas particulares do Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro possui em 163 bairros, distribuídos em 7 distritos principais: Centro, Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste, Zona Portuária, Subúrbio e Ilha do Governador.
Confira abaixo alguns dos principais bairros do Rio de Janeiro e o que cada um tem de melhor para oferecer!
-
Centro: importante ponto histórico, comercial e financeiro da cidade do Rio de Janeiro. O distrito conta com uma mistura de prédios antigos e modernos, e abriga conhecidos pontos turísticos, como o Cristo Redentor.
-
Zona Sul: uma das regiões mais turísticas do Rio de Janeiro, conhecida por suas famosas praias, como Copacabana, Ipanema e Leblon, além de bairros sofisticados e belas paisagens. Aqui também estão os bairros da Gávea, São Conrado e Jardim Botânico.
-
Zona Norte: área residencial e comercial, que inclui bairros como Tijuca, Méier e Madureira. É onde fica o Estádio do Maracanã, o Sambódromo e o Complexo do Alemão.
-
Zona Oeste: com uma natureza exuberante, abriga bairros como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. A Zona Oeste do Rio de Janeiro é conhecida por suas praias, lagoas e opções de lazer ao ar livre.
-
Zona Portuária: a região, que foi revitalizada, abriga o Porto Maravilha, o Museu do Amanhã e o AquaRio.
-
Subúrbio: é onde ficam diversos bairros residenciais, como Bangu, Campo Grande, Realengo e Santa Cruz. Por ser uma região mais afastada do centro da cidade, tem um estilo de vida mais tranquilo.
-
Ilha do Governador: localizada na Baía de Guanabara, a Ilha conta com bairros residenciais e comerciais. É onde está localizado o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.