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Escola democrática e Conteúdos Escolares

Atualizado: 22 de out. de 2021

Por Escola Politeia


Quer saber como uma Escola Democrática se relaciona com Conteúdos Escolares?

Neste post você entenderá como os parâmetros curriculares são atendidos por uma Escola Democrática

Antes de mais nada, uma Escola Democrática para ser reconhecida pela Secretaria de Educação de sua cidade precisa atender a uma série de exigências, comuns a qualquer tipo de escola.


Essas exigências passam por especificidades físicas do espaço onde a escola está (salas, cozinha, banheiros, quintal etc.), por documentações específicas de ordem jurídica e pedagógica. Nesse último aspecto, entram as leis e parâmetros que tratam dos conteúdos curriculares.


A discussão para a criação de diretrizes é remota, já com citações na Constituição Federal de 1988, temos como a mais antiga dessas diretrizes, e ao mesmo tempo modernizada – dado seu histórico de discussões –, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB, Lei 9394/96).


Dois anos depois, em 1998, surgiram os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs), apesar de ainda servirem de referência para muitos trabalhos, hoje eles abrem espaço para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta, com poder de lei, para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), está em vigor desde 2018.


A BNCC representa uma série de habilidades específicas (conteúdos) tidas como essenciais para o desenvolvimento de cada área do conhecimento apresentada por ela – Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Ciências da Natureza, Geografia, História e Ensino Religioso.


Além dessas habilidades específicas, a Base Nacional traz a concepção das 10 Competências Gerais da Educação, ou seja, um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para o entendimento e a resolução das demandas sociais e socioemocionais.


Na Escola Democrática, sobretudo na Escola Politeia, não há nenhuma dessas habilidades ou competências que não sejam discutidas, desenvolvidas e aprofundadas.


A diferença, em comparação com a maioria das escolas, é que esses conteúdos não são determinados somente pelas equipes de direção e coordenação, pois essas escolhas passam pela equipe educadora, e crianças e jovens têm voz ativa na demonstração de seus interesses.


A Politeia oferece os conteúdos divididos nas áreas do conhecimento nos chamados Ateliês de Linguagens. Cada área do conhecimento é concebida como uma linguagem com a qual podemos nos relacionar com o mundo à nossa volta. Sendo assim, a discussão pedagógica se pauta pela construção de sentido no ensino e na aprendizagem. Nos ateliês de linguagem, os conteúdos das áreas obrigatórias se articulam em projetos interdisciplinares, com aulas expositivas, debates reflexivos, atividades de sistematização escrita, trabalhos em grupos e individuais, composições artísticas, avaliações processuais, auto-avaliações, saídas de estudos e viagens de estudo de meio, entre outras práticas de estudo.


É responsabilidade da equipe educadora a escolha dos conteúdos de cada área, dialogando com a BNCC. Juntamente com os Grupos de Estudos e as Pesquisas Individuais, os Ateliês de Linguagens compõem o currículo em blocos anuais, semestrais ou bimestrais.


A construção curricular parte da escola em direção aos parâmetros, as equipes encontram as justificativas para o que é importante trabalhar; com essa visão, garantimos que os processos de ensino e aprendizagem sejam mais significativos e engajadores, pois consideramos as necessidades, os interesses, as diferenças entre as pessoas que participam das atividades e seus tempos, também diversos, de compreensão.


Tudo isso ganha mais valor com o constante trabalho de construção de autonomia em relação ao próprio aprendizado. O papel de tutoria exercido pela equipe pedagógica respalda, além de um conhecimento significativo, o aprender a aprender que é levado para a vida toda depois de sua vivência na Politeia, preparando-as para os desafios escolares e sociais seguintes.


Artigo e imagens: Escola Politeia


Sobre a Politeia - Escola Democrática

Localizada no bairro de Perdizes, em São Paulo, a Politeia atende crianças de 4 anos até o 9º ano do Ensino Fundamental. Com base na educação democrática, a Politeia elabora dispositivos pedagógicos em que crianças e adolescentes vivenciam na prática os valores democráticos de participação na tomada de decisões que afetam os sujeitos envolvidos. Estudantes fazem parte da elaboração das regras de convivência, atuam no cuidado e funcionamento da escola, bem como na elaboração de seus percursos de aprendizagem.


Para saber mais sobre a Politeia, acesse https://schooladvisor.com.br/escolas/35472128/Politeia


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