Por Escola Politeia
Primeiramente, destacamos que a história das Escolas Democráticas, como experiências escolares de resistência, começa por volta de 1850, com a experiência de Iasnaia Poliana. Uma escola para camponesas e camponeses, mantida pelo escritor Leon Tolstói.
Hoje, talvez a mais icônica seja a inglesa Summerhill, fundada por A. S. Neill, que em 2021 completou 100 anos de existência. Desde 1993 que diversas escolas democráticas do mundo reúnem-se anualmente para troca de experiências e reflexões e apoios mútuos na Conferência Internacional de Educação Democrática (IDEC).
No Brasil, a experiência da Escola da Ponte, em Portugal, foi uma inspiração para que projetos fossem concretizados em solo nacional, articulando-se em espaços de reflexão coletiva como na Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE), desde 2013.
Inspirada por essas e outras referências, a Politeia está contemplada e reconhecida pelo MEC como uma das principais escolas inovadoras do Brasil.
Dentro do movimento das Escolas Democráticas, percebemos que cada experiência tem autonomia para desenvolver seus projetos, por isso é impossível definir o que seja uma escola democrática em uma frase ou em poucas palavras, mas são experiências pedagógicas que têm na democracia seu fundamento político e pedagógico.
Desde 2009, a Politeia desenha seu projeto para que haja espaços de participação das crianças e adolescentes na reflexão coletiva e tomada de decisões relativas à convivência e ao aprendizado.
Decisões do cotidiano, relacionadas à convivência – propostas e problemas – são debatidas e encaminhadas coletivamente, contando com mecanismos como Assembleias e Comissões de Trabalho. Com isso, desenvolvem-se habilidades e competências relacionadas com a comunicação, argumentação, responsabilidade e corresponsabilidade. Vale destacar que essas competências estão orientadas pela Base Nacional Comum Curricular, sobretudo na sua ideia de Competências Gerais.
Para desenvolver autonomia em relação ao próprio aprendizado, estudantes contam com o trabalho da equipe educadora, que tanto definem conceitos e habilidades que serão trabalhados como parte do currículo escolar, como apoiam na escolha de temas de seus interesses, desenvolvendo procedimentos de estudo, pesquisa e avaliação de suas próprias investigações. Desse modo, os encontros variam bastante em suas dinâmicas, sejam em aulas expositivas de conteúdo dentro de salas, orientação de pesquisas, grupos de estudos, passando por atividades em espaços externos dentro da escola, ou ainda em saídas de estudos a variados lugares da cidade.
A prática da Democracia é um exercício constante para a formação cidadã dentro e fora da escola. São valores e conhecimentos que se estendem ao longo da vida das pessoas envolvidas, com a intenção de desenvolver o caráter, na construção de uma sociedade participativa, inclusiva e justa.
Inclusive, as famílias também são diretamente envolvidas nos processos democráticos da escola, no que se refere às questões que são de responsabilidade delas, como decisões sobre alimentação e as contas. A Politeia mantém aberto o acesso aos dados financeiros, para que toda a comunidade possa acompanhar a saúde financeira. Além disso, grandes decisões, como por exemplo o retorno presencial às atividades pós-pandemia, são consultadas e amplamente discutidas em Conselhos que acontecem periodicamente.
Os avanços da pedagogia contemporânea buscam investir em propostas que fomentem a criatividade, incentivem pró-atividade nas relações, saibam lidar com situações conflituosas e inusitadas, aspectos estes cada vez mais presentes nos ambientes de trabalho atuais. Na Politeia, elas estão na sua essência, alicerçadas na Democracia como fundamento político e pedagógico para uma formação crítica e cidadã.
Artigo e imagens: Escola Politeia
Sobre a Politeia - Escola Democrática
Localizada no bairro de Perdizes, em São Paulo, a Politeia atende crianças de 4 anos até o 9º ano do Ensino Fundamental. Com base na educação democrática, a Politeia elabora dispositivos pedagógicos em que crianças e adolescentes vivenciam na prática os valores democráticos de participação na tomada de decisões que afetam os sujeitos envolvidos. Estudantes fazem parte da elaboração das regras de convivência, atuam no cuidado e funcionamento da escola, bem como na elaboração de seus percursos de aprendizagem.
Para saber mais sobre a Politeia, acesse https://schooladvisor.com.br/escolas/35472128/Politeia
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