top of page

5 erros que você não pode cometer ao se preparar para o vestibular

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Por Colégio CPV



A 3ª série do Ensino Médio é um momento de felicidade - pois uma fase importante da vida acadêmica está terminando -, mas também de tensão. Além de encerrar a escola, os adolescentes já estão de olho na faculdade. Para tornar esse período menos angustiante, o diretor pedagógico do Colégio CPV, Dionei Andreatta lista os 5 erros que os alunos não devem cometer de jeito nenhum. Ele também dá algumas dicas para contornar - na medida do possível - cada uma das situações.


1 - Adiar o início dos estudos

Chega quase a ser uma equação matemática: quando mais tarde você começar a estudar, mais assuntos você terá para compreender em menos tempo. O efeito dessa situação pode atingir diretamente o estado emocional do estudante, trazendo ansiedade e sensação de não dar conta. Por isso, uma orientação escolar adequada já constrói uma rotina de estudos desde o início do ano. Dica do Andreatta: "Claro que se o aluno deixou para a última hora as chances dele reduzem. Mas ele não pode desistir, e o melhor que ele pode fazer é definir a faculdade onde ele quer entrar e conversar com o orientador para focar seus esforços em uma boa revisão dos assuntos com maior probabilidade de incidência nesse vestibular específico."


2 - Deixar de praticar atividades físicas aeróbicas

Está comprovado cientificamente: a atividade aeróbica melhora a oxigenação do cérebro, elimina as toxinas, reduz a ansiedade e promove o relaxamento. Nesse sentido, substituir o tempo de esportes por tempo de estudo pode causar o efeito oposto ao desejado pelo aluno e, ao invés de reter mais conteúdo, ele acaba desenvolvendo uma fadiga mental.

Dica do Andreatta: "O lado bom da atividade física é que nunca é tarde para começar. Além das práticas esportivas escolares, o vestibulando pode definir um momento para caminhar, por exemplo. Nesse caso, 20 minutos no dia bastam."


3 - Beber pouca água

O cérebro é um consumidor voraz de ATP e, para a reação bioquímica acontecer e liberar toda a energia necessária, a água é essencial. Sem ela, o cérebro cansa mais rápido e, novamente, o vestibulando desenvolve a fadiga mental.

Dica do Andreatta: "Muita gente pode achar que aqui não tem segredo, que é só beber água quando a sede aparece. Mas às vezes o aluno está tão concentrado que simplesmente esquece. Então, nada como ter uma garrafinha de água sempre à mão. Para aqueles mais distraídos, um lembrete no celular de duas em duas horas pode ajudar - desde que não aproveite que vai desligar o timer para dar uma espiada nas redes sociais, claro."


4 - Usar também os domingos para estudar

Esse erro está no mesmo nível do erro número 2. A vida cultural e social é indispensável para a higiene mental do adolescente e definir um dia da semana para esse descanso ajuda a manter a qualidade de vida.

Dica do Andreatta: "Mesmo que a escola não tenha aulas aos sábados, é normal ter simulados ou cursos extras nesses dias. Por isso sempre indico os domingos para a folga. É um dia gostoso para curtir a família, ver os amigos, ir ao cinema e também exposições."


5 - Não respeitar o tempo do sono

Aqui são dois pontos a serem observados: a quantidade e os horários de sono. Sim, rotina é a palavra chave, e, nesse caso, vale também para os domingos de folga! Além disso, o adolescente precisa, em média, de 10 horas de sono por dia para que o cérebro cumpra suas funções bioquímicas adequadamente.

Dica do Andreatta: "Meu avô já dizia que o sono é o alimento do cérebro. Pode parecer antigo, mas funciona, viu?O aluno precisa dormir bem para acordar bem disposto e reter o aprendizado. E ir dormir sempre no mesmo horário, inclusive aos finais de semana, treina o corpo para essa tarefa tão importante."


Artigo escrito por Colégio CPV



Sobre o Colégio CPV

Localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, o Colégio CPV atende alunos do ensino fundamental 2 ao Ensino Médio.

A proposta pedagógica do Colégio CPV tem o compromisso de promover, desde os primeiros dias, uma educação integral e personalizada, capaz de formar pessoas aptas a empreenderem os seus talentos na construção de uma vida humana digna, plena e sustentável num mundo cada vez mais globalizado e digital.


Veja informações completas sobre a escola no buscador de escolas da SchoolAdvisor: https://schooladvisor.com.br/escolas/35119374/Colegio-CPV


Imagem: Wix

bottom of page