top of page

Conheça o Indicador de Infraestrutura da SchoolAdvisor

Atualizado: 9 de ago. de 2023


Sabemos que a infraestrutura de uma escola é algo bastante diverso: pode mudar de acordo com a proposta pedagógica e com as faixas etárias atendidas pela instituição de ensino. Além disso, o que é prioridade para uma família, pode não importar tanto para outra.


Por essa razão, o tema acaba gerando algumas inseguranças nos pais, que se perguntam: o que devo priorizar em uma escola? Por onde começar?


Com o objetivo de oferecer ferramentas para que as famílias tenham cada vez mais recursos para escolher e avaliar uma escola particular, a SchoolAdvisor desenvolveu o Indicador de Infraestrutura, um qualificador proprietário que utiliza parâmetros referenciados no Plano Nacional da Educação e dados autodeclarados pelas escolas no Censo Escolar do INEP.


Quais são os parâmetros utilizados?

A primeira referência é o CAQi, um mecanismo criado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Ele traduz em valores o quanto o Brasil precisa investir por aluno ao ano, em cada etapa e modalidade da educação básica pública, para garantir, ao menos, um padrão mínimo de qualidade do ensino. O indicador é utilizado como referência no PNE (Plano Nacional da Educação) para cálculo da distribuição do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O cálculo do CAQi leva em consideração fatores como tamanho das turmas, equipamentos disponíveis na escola, infraestrutura adequada por nível de ensino e materiais didáticos oferecidos, entre outros.


Também são utilizados os dados autodeclarados pelas escolas no Censo Escolar do INEP e pesquisas realizadas pela SchoolAdvisor com a comunidade escolar.



O que o Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor leva em consideração

Conheça abaixo cada um dos fatores levados em consideração para a composição da pontuação de cada escola particular no IIESA - Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor:


- Salas disponíveis (SIMCAQ) - Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;

- Padrão de qualidade referência (SIMCAQ) - Infraestrutura mínima para atendimento das turmas;

- Dados de infraestrutura autodeclarados pelas escolas no Censo Escolar (INEP)

- Pesquisa realizada com usuários da plataforma SchoolAdvisor para identificar quais itens de infraestrutura são mais importantes na visão das famílias



Onde verificar o Indicador de Infraestrutura de cada escola

Todas as escolas particulares brasileiras que são respondentes do Censo Escolar do INEP possuem uma página com informações no buscador de escolas SchoolAdvisor. Para consultar qual é o Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor de cada escola, acesse www.schooladvisor.com.br.



O que você deve saber ao utilizar o Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor como um dos critérios para escolha da escola do seu filho:


1. O Indicador Infraestrutura da SchoolAdvisor é um indicador de referência que não se propõe a avaliar, de forma conclusiva, toda a complexidade e segurança da infraestrutura de uma escola. O Indicador não substitui uma visita presencial.


2. A SchoolAdvisor utiliza dados públicos e autodeclarados pelas escolas. Sendo assim, possíveis inconsistências cadastrais entre as informações prestadas pelas instituições de ensino e as práticas oficiais de cada uma não são de responsabilidade da SchoolAdvisor.


3. O indicador não deve ser considerado como um parâmetro único de aferição de qualidade da escola, mas sim como uma referência elaborada sob a perspectiva de uma empresa independente e sem vínculos com nenhum órgão educacional oficial.


4. O indicador é uma ferramenta para que as famílias possam comparar escolas no buscador de escolas SchoolAdvisor, utilizando apenas critérios objetivos.


Fontes para consulta:

INEP: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais

Campanha Nacional pelo Direito à Educação: https://campanha.org.br/caqi-caq/

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page