top of page

Entenda tudo sobre financiamento estudantil

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Seu filho está com um pé na faculdade, mas você está inseguro para saber se vai conseguir pagar? Saiba que hoje existem diversas opções de financiamento estudantil universitário, tanto públicos quanto privados. Antes de escolher o seu, consulte a universidade sobre quais são os convênios oferecidos e se a instituição de ensino oferece programa de bolsas de estudos.


Conheça os três tipos de financiamento estudantil disponíveis


Financiamento Público

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o programa de financiamento estudantil do governo, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O financiamento é concedido para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, com taxa zero de juros. Existe um cálculo que deve ser realizado pelo candidato para saber qual o % do valor do curso pode ser financiado.

A amortização do saldo devedor com o FIES é feita após a conclusão do curso, de acordo com a renda do graduando.

Para se inscrever no FIES, o candidato deve ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter obtido média igual ou superior a 450 pontos.

Consulte informações atualizadas e o edital de inscrição no site do FIES.


Financiamento Privado


O financiamento privado é oferecido por diversas empresas do setor financeiro e oferecem vantagens, como o pagamento da dívida no dobro do tempo do curso (se o curso dura 4 anos, você pode pagar em até 8 anos); não-acúmulo das parcelas (ou seja, não há a sobreposição da dívida) e taxas que podem partir de 0% ao mês (necessário consultar as financeiras). Entre os requisitos, estão: ter fiador; comprovar renda suficiente para arcar com a mensalidade; e não possuir restrições de crédito, como estar com o nome no SPC ou no Serasa.

Consulte na universidade quais programas de financiamento são oferecidos!


Financiamento bancário


Uma última opção é utilizar um financiamento bancário oferecido para correntistas por instituições como o Bradesco e o Santander. As taxas e condições podem variar bastante, e é necessário verificar com a instituição de ensino quais são os bancos conveniados.


Imagem: Wix

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page