top of page

O espaço físico e o aprendizado na escola

Quando entramos em qualquer lugar é automático sentirmos algo. Pode ser algo bom (acolhimento, conforto, felicidade), mas muitas vezes surge um certo incômodo, uma inquietação que não sabemos explicar. Este é o poder da arquitetura.

Muitos estudantes passam a maior parte do seu dia na escola. Além das atividades pedagógicas, são oferecidos cursos extras, horário estendido, cursos de idiomas. Agora, imagine o quanto o ambiente pode influenciar no aprendizado e no desenvolvimento de um ser humano, principalmente se considerarmos esta carga horária tão extensa.


Recentemente, impulsionado pela pandemia da COVID, voltou à tona a discussão sobre o conceito de edifício saudável. Edifício saudável é aquele que proporciona a melhor experiência possível para o seu usuário, oferecendo conforto, bem-estar e excelente usabilidade.


Trazendo esta definição para as escolas podemos definir alguns pontos principais que nos servem de parâmetro de avaliação:


1. Ventilação e iluminação naturais – oferecer iluminação e ventilação naturais em suas salas de aula é algo exigido por lei nos edifícios escolares. Ambientes sem troca de ar com o exterior propiciam a contaminação do espaço por fungos e bactérias (veja este artigo que o Ateliê Urbano escreveu sobre o uso do ar-condicionado) e facilitam a proliferação de doenças. Além disso, as janelas são a passagem que nos conecta com a percepção da temperatura externa, a intensidade do vento, o ruído dos pássaros, ou seja, promove a integração do dentro com o fora e mostra a todos a presença de vida.

2. Conforto térmico e acústico – ficar num ambiente muito barulhento ou muito quente tira a concentração de qualquer pessoa. Numa escola isto não é diferente. Pesquisas confirmam que o desempenho de alunos que permanecem muito tempo em espaços com ruídos constantes tem uma queda significativa em seu aprendizado.


3. Espaços compatíveis às atividades desenvolvidas e ao número de alunos – em grandes cidades os espaços livres são cada dia mais escassos e muito preciosos. Um pátio pequeno em que não é permitido o livre brincar, além de perigoso, diminui a capacidade de desenvolvimento corporal dos alunos. Uma sala de aula apertada e/ ou lotada, pode significar muito barulho, muita distração e baixo aproveitamento.


Muito além da beleza, a infraestrutura de uma escola de proporcionar conforto e as melhores condições para o desenvolvimento de seus alunos. É claro que se aliado a tudo isto ainda houver um cuidado com a estética tanto melhor.


A boa notícia e que a maioria das escolas tem percebido que o seu edifício também é uma ferramenta poderosa de transformação.


Artigo e imagem: Ateliê Urbano


Sobre o Ateliê Urbano

Um time de profissionais inspirados pelo aprendizado e dedicados inteiramente à transformação de ambientes de ensino. O foco é em escutar e compreender com profundidade os objetivos de cada proposta pedagógica, para potencializar o poder da educação através da arquitetura.

https://www.atelieurbano.com.br


コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page