Se você acha que o parque é um ambiente da escola onde as crianças frequentam apenas para brincar, você está enganado! O parque tem um importante papel no desenvolvimento social e motor das crianças.
Ao subir, descer, escalar e se equilibrar nos brinquedos, as crianças têm ganhos significativos na sua coordenação motora.
Quando dividem os espaços e objetos com os colegas de sala, aprendem a socializar, a respeitar o próximo e a lidar com suas emoções e frustrações.
Enquanto brincam, libertam sua imaginação e ressignificam suas experiências por meio do faz-de-conta.
Além disso, brincar no parque da escola contribui para que as crianças aprendam a tomar decisões (em qual brinquedo vou agora?), a resolver problemas (como subo nesse brinquedo?), a explorar suas capacidades corporais (será que minha perna é grande o bastante para subir esses degraus?) e a negociar (como posso fazer para brincar junto com o colega?).
Vem saber 5 coisas para observar no Parque de uma Escola Infantil:
1. A altura dos brinquedos é adequada para a faixa etária?
2. Os brinquedos possuem telas de proteção ou grades em seus andares mais altos?
3. Os cantos são arredondados, reduzindo o risco de ferimentos em caso de queda?
4. A variedade dos brinquedos permite estímulos diferentes para as crianças?
5. A quantidade de brinquedos é suficiente para a turma que irá frequentar o espaço ao mesmo tempo?
Imagem: freepik
Comments