Nós fomos conhecer pessoalmente a Senses Montessori School, e você vai saber tudo sobre a organização do espaço nas escolas montessorianas!
Para a pedagogia Montessori, a escola é a extensão da casa de cada criança. Os espaços contam com estrutura similar à residencial: cozinha, camas, mesa de refeições, mesas de trabalho e, algumas, banheiros.
A sala montessoriana é dividida em áreas de trabalho, organizadas de acordo com os períodos sensíveis que o cérebro atravessa e o desenvolvimento de competências e habilidades: Vida prática, Sensorial, Movimento, Artes, Linguagem, Música, Ciência, Geografia, Biologia, História e Graça e Cortesia. Os materiais das diversas áreas ficam à disposição das crianças e todo o mobiliário é adequado ao tamanho das crianças que frequentam a escola, de acordo com a faixa etária em que se encontram.
A concentração dos estudantes é extremamente valorizada. Por essa razão, não se vê paredes coloridas e desenhadas, luzes, nem sons estridentes; que possam desviar a atenção do aluno.
A área verde serve diferentes propósitos como local de brincar livre, observação da natureza (pequenos seres e vegetais), cuidado com o ambiente e área para movimentação ampla.
Imagem: Senses Montessori School
Comments