Seu filho está preparado para fazer boas perguntas?
- SchoolAdvisor Brasil
- 4 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de ago.
Artigo por Escola Pedra da Gávea

Hoje, a informação está a um clique. Inteligências artificiais escrevem textos, resolvem problemas e até sugerem decisões. Mas nenhuma tecnologia substitui o que é formado na Escola Pedra da Gávea: crianças e jovens que pensam por si, que questionam, analisam, sentem e se posicionam.
Na Escola Pedra da Gávea, educar não é transferir conteúdo. É formar repertório, curiosidade e responsabilidade. É ensinar a ler o mundo com sensibilidade e a agir com intencionalidade. Porque o futuro exigirá mais do que respostas prontas.
Será fundamental saber fazer boas perguntas. Ele exigirá autonomia, criatividade, colaboração e ética. E isso, nenhum robô ensina. Quem aprende e constrói o futuro... são eles, com o apoio da escola, todos os dias.
Conectar com o mundo, sem se desconectar de si
Cuidar da formação humana é, também, refletir sobre o impacto das telas no dia a dia das crianças.
O mundo digital está presente, mas o que realmente transforma são os momentos de conexão verdadeira! Na Escola Pedra da Gávea, cada espaço é pensado para viver o agora, criar vínculos e relações que vão além da tela.
As crianças aprendem a se conectar com o outro e com elas mesmas, cultivando amizades reais e crescendo emocionalmente.
Desconectar para reconectar! Crianças de 5 a 10 anos passam em média 4h30 por dia em frente às telas (Fonte: TIC Kids Online Brasil 2023). E mais de 80% dos pais relatam dificuldades de atenção e comportamento devido ao alto consumo de telas (Fonte: AAP, 2022).
Mas calma, é possível virar esse jogo! Vamos valorizar o tédio criativo, estimular brincadeiras reais, aproveitar a natureza, compartilhar leituras e criar zonas sem telas em casa.
Quer saber mais sobre como equilibrar o digital na infância? Confira essas leituras:
1️⃣ Screenwise – Devorah Heitner
2️⃣ Infância Plugada – Rodrigo Ratier
3️⃣ Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar – Adele Faber & Elaine Mazlish
Vamos juntos equilibrar o digital com o real e criar um futuro mais saudável para as nossas crianças!
Saiba mais sobre a Escola Pedra da Gávea
A Escola Pedra da Gávea adota uma abordagem individualizada e personalizada de ensino, com o propósito de apoiar cada aluno na construção de sua identidade e trajetória escolar, estimulando o desenvolvimento pleno de seu potencial. A escola incorpora os princípios da cultura maker, que integra o pensar ao fazer, promovendo o desenvolvimento de projetos voltados à resolução de problemas reais. As competências dos estudantes são cultivadas por meio de experiências que demandam reflexão, análise e tomada de decisão, sempre de maneira criativa e significativa.
Conheça as unidades da Escola Pedra da Gávea no comparador de escolas da SchoolAdvisor. Clique sobre o nome de cada unidade para ver informações de mensalidade, segmentos oferecidos, infraestrutura, depoimentos de famílias e muito mais.
Escola Pedra da Gávea - Unidade Barrinha I - Av. Vitor Konder, 459 - Barra da Tijuca
Escola Pedra da Gávea - Unidade Barrinha II - Av. Vitor Konder, 500 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Escola Pedra da Gávea - Jardim Oceânico - Av. João Carlos Machado, 411 - Barra da Tijuca
Escola Pedra da Gávea - Unidade Ipanema - R. Nascimento Silva, 470 - Ipanema, Rio de Janeiro
Comments