O esporte é uma ferramenta importante no combate à discriminação racial e de gênero. Veja abaixo a história de 10 atletas negros que são importantes representantes dessa luta, selecionados por Pedro Leonardo (jornalista do SporTV e especialista em cobertura esportiva).
Velocista norte-americano e primeiro atleta na história a ganhar 4 medalhas de ouro em uma edição dos Jogos Olímpicos. Tornou-se um símbolo pois sua vitória ocorreu na edição dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, quando Adolf Hitler era o líder da Alemanha Nazista.
2) Tommie Smith e John Carlos
Nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968, no auge da luta racial nos Estados Unidos, os velocistas americanos Tommie Smith e John Carlos venceram as medalhas de ouro e bronze, respectivamente. Quando estavam no pódio, ao invés de olharem para a bandeira e cantarem o hino, ergueram seus punhos fechados, sinal do Movimento dos Panteras Negras, organização de combate à violência policial nos bairros negros.
A brasileira, nascida na comunidade Morro do Arroz, em Niterói, foi a única mulher na delegação brasileira e na modalidade de atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964. Apesar de não ter treinador, uniforme e nem material para competir, a atleta terminou as Olimpíadas em quarta colocação no salto em altura.
Um dos maiores nomes do automobilismo mundial, Hamilton é o primeiro – e único - piloto negro na Fórmula 1. O piloto afirma que já vivenciou episódios de racismo e também criticou várias vezes a falta de diversidade no grid da F1.
5) Muhammad Ali
O pugilista, considerado por muitos o maior boxeador de todos os tempos, converteu-se ao islamismo e filiou-se à organização Islâmicos Negros, que lutava pelos direitos dos afrodescendentes norte-americanos.
Serena é a tenista feminina mais premiada da história do esporte, e ativista de diversas iniciativas antirracista.
7) LeBron James
Um dos principais nomes da NBA, LeBron já afirmou em diferentes momentos que acredita ser necessário usar de seu status para se posicionar e atrair olhares para as causas raciais e humanitárias. Possui uma fundação que tem como objetivo a distribuição de bolsas de estudos e o combate à evasão escolar.
8) Formiga
A atleta brasileira é a única jogadora que participou de 7 Copas de Mundo. Já se posicionou publicamente contra o racismo, e diz condenar a falta de lideranças femininas e negras no esporte.
Kaepernick é jogador de futebol americano. Em 2016, durante a execução do hino nacional norte-americano em um jogo da NFL, o jogador se ajoelhou como forma de protesto ao genocídio negro. Mesmo sendo multado pela liga, o jogador repetiu seu ato de proteste em todos os jogos da temporada.
10) Lilian Thuram
O jogador, que estava no time da França quando a seleção venceu a Copa do Mundo em é embaixador da UNICEF, já publicou livros sobre o racismo e está a frente de uma fundação que luta contra o preconceito.
E, claro, não podemos esquecer dele: o nosso Rei Pelé! Mas sua história e importância para o esporte brasileira você já sabe de cor, certo?!?
Fonte: https://impulsiona.org.br/atletas-negros/
Comments