top of page

5 dicas de atividades para fazer nas férias com as crianças

Atualizado: 26 de fev.

Por Poliedro Colégio


O período de férias escolares é aguardado com bastante entusiasmo pelos estudantes. Sinônimo de divertimento e lazer, esse é um momento de descanso merecido depois de um longo ano letivo cheio de novidades e aprendizagens.


Durante algumas semanas, antes do retorno às aulas, as crianças saem da rotina escolar e passam a desfrutar de mais tempo livre em casa. Nesse cenário, é preciso, muitas vezes, se desdobrar para garantir que os pequenos tenham momentos de entretenimento com qualidade e desfrutem, de forma saudável, essa folguinha.


Buscar por atividades criativas que sejam capazes de avivar e entreter as crianças pode ser uma tarefa muito prazerosa para toda a família, além de possibilitar que os laços afetivos sejam ainda mais fortalecidos. No entanto, a realidade cotidiana nem sempre é fácil para os pais e/ou responsáveis, visto que muitos precisam continuar trabalhando e podem, por isso, ter dificuldades para saber o que fazer com as crianças no período de férias.


Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois nós preparamos uma lista com cinco dicas de atividades que vão tornar o recesso escolar mais divertido e tranquilo para todos!

Continue a leitura do texto, tome posse de sua agenda, anote tudo e já comece a se preparar! 🙂


Crianças no balanço
Imagem: divulgação Colégio Poliedro

 

Atividades para fazer com as crianças nas férias escolares


Ao pensar nas possibilidades que você e seu filho podem desfrutar juntos durante as férias, saiba que não é necessário ocupar todo o tempo dele com inúmeras atividades ao longo dos dias. É importante permitir espaço e liberdade para que as crianças explorem diversas maneiras de se divertir, isso lhes aguça a criatividade e a autonomia. No entanto, sempre acompanhe-as de perto, para garantir a segurança delas.

 

1- Cozinhar com as crianças


Trazer os pequenos para participar das dinâmicas da casa pode ser muito interessante para eles. Nesse sentido, a cozinha é um espaço legal para ser compartilhado. Para aproveitar esse lugar, chame as crianças para ajudar a preparar uma receita culinária do dia a dia ou até mesmo alguma escolhida pela família.

Nessa proposta, a ideia é fazer com que eles tenham contato com uma experiência nova e possam, a partir dela, aproveitar mais tempo com os pais e/ou responsáveis, desenvolver interesse pelos alimentos e descobrir novos sabores. Legal, né?

Para despertar a sua inspiração, separamos uma receita de cookies e outra de pizza, da Chef Bela Gil, que são super fáceis de fazer e serão sucesso entre os pequenos!

Clique nos links abaixo e assista aos vídeos:

 

2- Passear pelos parques que há na cidade


Outro modo de aproveitar o tempo livre nas férias é fazer passeios. E, se forem ao ar livre, ficam ainda melhores!

Pesquise por áreas verdes que existem na sua cidade (parques e praças) e leve as crianças para curtir o dia fora de casa.

Para aproveitar o passeio, você pode relembrar com eles brincadeiras da infância, como pique-pega, pega-bandeira e outras; levar brinquedos e depois de tudo isso, aproveitar um delicioso piquenique.

 

3-  Frequentar centros culturais e museus


Centros culturais, como o Sesc e o CCBB, costumam promover, ao longo do ano, uma série de atividades culturais e educativas, como teatro, dança e música, todas voltadas para o público infantil. Além de serem excelentes lugares para visitar ocasionalmente, também vale aproveitar as programações pensadas exclusivamente para as crianças.

Clique nos links abaixo, visite o site oficial dessas instituições e não deixe passar nada!

 

4-  Participar de uma Colônia de Férias


Outra oferta de atividade bastante comum, durante o período de férias escolares, é a chamada “Colônia de Férias”.

Nas colônias, as crianças aproveitam uma programação feita inteiramente para elas. As brincadeiras e os jogos costumam ser sempre monitorados e mediados por adultos.

Essa é uma ótima opção para os pais e/ou responsáveis que desejam proporcionar aos pequenos entretenimentos que mobilize atividades físicas – a partir de jogos e brincadeiras diversas – e a sociabilidade com outras crianças.

Para saber sobre os lugares na sua cidade que promovem colônias de férias, procure informações no Google e/ou Instagram nos meses que antecedem os recessos das férias escolares, junho e dezembro.

 

5- Fazer uma noite de jogos


A maioria das crianças adora o mundo dos games (e muitos adultos também!). Por isso, vale a pena propor uma noite de jogos em família. Escolha um dia da semana, selecione opções de jogos para serem jogados em equipe, como: jogo da memória, Uno, Imagem e Ação, Cara a cara, dentre outros, e divirta-se!

 

Dica extra: você pode explorar cada cantinho da sua casa para fazer dela um lugar cheio de opções para as crianças. Na hora de se divertir com os pequenos, vale de tudo: desde montar um acampamento no quintal ou até mesmo na sala de casa a criar ambientes lúdicos, e soltar a imaginação com eles.

 

Essas atividades podem ser adequadas à realidade de cada família e prometem tornar as férias e o cotidiano mais atrativos.


Gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar o blog do Poliedro! Lá você fica por dentro de tudo o que acontece nas nossas unidades!



Saiba mais sobre o Poliedro Colégio


No Poliedro Colégio, você encontra um ensino de excelência, tecnologias educacionais de ponta, apoio socioemocional e ferramentas para impulsionar os estudantes. Tudo é pensado para que eles tenham autonomia para construir a sua própria aprendizagem. Afinal, há 30 anos, o Poliedro é assim: acolhe, ensina e prepara estudantes para a vida.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page