top of page

A Escola Montessoriana

Atualizado: 14 de jun. de 2022

Por SchoolAdvisor e Senses Montessori School



A escola é a extensão da casa. Ela deve ser acolhedora e a criança deve apropriar-se dela como seu espaço. Seguindo a própria definição de ambiente preparado, a criança deve encontrar na escola as experiências e os recursos que ela busca para descobrir o mundo e a si mesma.


As áreas de trabalho organizam-se de acordo com os períodos sensíveis que o cérebro atravessa e o desenvolvimento de competências e habilidades: Vida prática, Sensorial, Movimento, Artes, Linguagem, Música, Ciência, Geografia, Biologia, História e Graça e Cortesia.


O dia a dia não é organizado em aulas. Os materiais das diversas áreas ficam à disposição das crianças. Cada material da sala montessoriana tem um propósito e atende a alguma demanda pedagógica que a criança deve apresentar enquanto frequenta aquele ambiente, isto é, a sala antecipa necessidades intelectuais e físicas viabilizando que a criança trabalhe quando estiver pronta, da forma que ela precisar, pelo tempo que for necessário.


Os materiais devem servir a um propósito alinhado ao processo de formação da arquitetura cerebral. Na primeira infância trabalha-se com o concreto. Não é à toa que as crianças gostam de pôr as mãos em tudo! Elas precisam sentir, manipular, experimentar. O material se comunica com a criança por atender a dois aspectos fundamentais: o isolamento de dificuldade e o controle de erro. A própria criança, ao manipular e repetir a atividade, percebe o erro e pode recomeçar, sem a necessidade da intervenção do adulto. É esperado que ela erre, avalie seu erro e retome sua atividade em uma nova tentativa.


Uma sala montessoriana autêntica trabalha com idades mistas, o que é fundamental para a dinâmica pedagógica. É observando outras crianças que o interesse e a motivação por aprender acontecem de forma natural. É ao observar uma criança usando o vaso que outra mais nova inicia seu processo de desfralde. É ao observar um colega fazendo operações matemáticas que a criança mais nova busca entender aquilo. É ao observar um evento no ambiente que nosso cérebro se interessa por ele. Isso sem mencionar os diversos ganhos em habilidades sociais para a vida inteira que acontecem quando expomos os alunos a outras crianças em outras fases de desenvolvimento. As trocas, as relações de liderança, os conflitos, o modelo e as dinâmicas relacionais constroem uma base extremamente sólida para a vida social futura.


A harmonia do ambiente é um ponto crucial. Não se vê paredes coloridas e desenhadas, luzes, nem sons estridentes. A sala montessoriana é tranquila e harmônica. Não há poluição visual disputando a atenção com o que realmente importa: a atividade à qual o cérebro quer se dedicar. A concentração é extremamente valorizada. Quando a criança se concentra sabemos que demandas neurológicas encontraram a atividade que elas precisavam para se desenvolver. Uma curiosidade espontânea e importante está sendo sanada. E quanto mais uma criança se concentra, maior sua capacidade de se concentrar, exercitando funções executivas importantes ligadas à auto-regulação, autoconhecimento e aprendizagem.

É importante que os ciclos de trabalho de cada faixa etária sejam respeitados, possibilitando momentos de socialização, descanso, observação e concentração. A estrutura da escola também deve oferecer área verde. A área verde serve diferentes propósitos como local de brincar livre, observação da natureza (pequenos seres e vegetais), cuidado com o ambiente e área para movimentação ampla.


A Senses Montessori School é uma Escola Montessori de Excelência, um centro de referência para democratizar o método no Brasil e proporcionar um ambiente para a criança desenvolver todo o seu potencial. A escola é bilíngue e recebe crianças de quatro meses a seis anos. Os agrupamentos são compostos por alunos de idades mistas, separados em Bebê Cientista (berçário), Cientista Júnior e Cientista Sênior. A locação em cada sala é feita a partir de uma avaliação da maturidade sócio emocional e cognitiva da criança, sendo a idade uma referência média para esta separação.


Saiba mais sobre a Senses Montessori School nesse link.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page