A organização da sala de aula é um tema que gera polêmica! Isso porque muitos educadores acreditam que o formato tradicional - aquele no qual os alunos ficam em fileiras - está totalmente defasado. Por outro lado, algumas famílias ainda não se sentem seguras ao visitarem uma escola e se depararem com organizações de sala que fogem ao formato tradicional. Mas você sabia que a disposição das mesas na sala deve atender à proposta pedagógica que está sendo trabalhada?
Confira abaixo algumas possibilidades de formatos que atendem a diferentes tipos de atividades:
Sala de aula em Fileiras Individuais
Neste formato de sala de aula, o professor é colocado em evidência. É indicado para aulas expositivas que não requerem interação entre os alunos.
Sala de aula em formato de Meia Lua ou "U"
Permite a interação entre os estudantes, mas ainda mantém o professor e a lousa como pontos focais da sala. O formato é muito utilizado para debates entre os alunos.
Sala de aula dividida em duplas ou trios de alunos
O modelo favorece a interação e a troca de informações entre os estudantes. É ideal para a alfabetização e atividades que impliquem em resolução de problemas.
Sala de aula dividida em grupos de 4 ou mais alunos
A formação de grupos com 4 ou mais estudantes é indicada para atividades que visam a construção coletiva do conhecimento, permitindo ampla interação entre os alunos.
Da próxima vez que você estiver buscando escolas particulares em todo o Brasil, não esqueça de observar a disposição das mesas e cadeiras na sala de aula!
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/11093/qual-e-a-melhor-forma-de-organizar-as-carteiras-na-sala-de-aula
Comentarios